top of page

“Sei que não sei”


Poucos entendem o real significado da expressão socrática: "Eu só sei que nada sei". Porém, aqui está o princípio do filosofar: tomar consciência daquilo que não sabemos e reconhecer nossa ignorância é o primeiro e importante passo para iniciar o caminho do conhecimento verdadeiro! Quem não sabe o que não sabe jamais conseguirá superar o não saber ou a ignorância.

Pior ainda é que muitos que não sabem que não sabem, mas acham que sabem, o que os tornam mais ignorantes ainda. Por isso Sócrates disse: "Oh, cidadãos atenienses, eu que nada sei e que não supunha saber alguma coisa, sei mais do que estes que supõem saber algo, mas não sabem; pelo menos eu sei que não sei, portanto, sei um pouquinho mais do que eles que se dizem sábios”. Ele se reconhece assim como apenas 'philosophos', ou seja, um amigo do saber"! Nisso consiste a essência da REFLEXÃO filosófica!


Quando Noam Chomsky diz que “a população geral não sabe o que está acontecendo, e nem mesmo sabe que não sabe”, ele quer chamar a nossa atenção para a importância da Reflexão que nos leva à consciência crítica, passados mais de 2.500 anos da morte de Sócrates de Atenas, cujos pseudo sábios e os poderosos de seu tempo o condenaram à morte com base numa falsa acusação, podemos dizer, numa “fake News”: que Sócrates desacreditava os deuses de Atenas e corrompia seus jovens.

E Atenas, assassina de um de seus mais ilustres filhos, entrou em decadência após 399 a.C. – ano da morte de Sócrates, e caiu nas mãos dos trinta tiranos, vítima da ignorância, da ambição autoritária e da arrogância cega de seus governantes, o que ele previu antes de tomar o veneno da cicuta quando dirigiu-se aos seus desolados discípulos. Platão era um deles, que talvez por isso era cético quanto ao regime “democrático” das maiorias manipuladas.

A lição de Sócrates de Atenas ainda ecoa na história, pois os ignorantes e arrogantes continuam no poder, mesmo nas melhores democracias do mundo contemporâneo! Nem falemos nas tiranias. Será que é por isso que odeiam tanto a Filosofia?

*(Prof. Ms. Chico Gretter – Diretor da APROFFESP - comentário sobre o Diálogo de Platão: "Apologia de Sócrates" - 18/09/2020)

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page