top of page

GREVE DO DETRAN/MA: Servidores estão parados em todo o Maranhão há mais de 1 (um) mês


ree


Todo apoio a greve dos Servidores do Detran/MA***


O Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdetran) tentou, ao longo dos anos, diversas vezes dialogar com a Diretoria Geral da autarquia estadual de trânsito maranhense, mas, efetivamente, traçou um plano de ações no ano de 2021, iniciando, inclusive, com o envio de um ofício (OFÍCIO N. 001/2021 – SINSDETRAN/MA) para o governador Flávio Dino.


No decorrer do ano, foram vários ofícios enviados para o Detran e outros órgãos: OFÍCIO N. 003/2021; OFÍCIO N. 008/2021; OFÍCIO N. 009/2021-SINSDETRAN/MA; OFÍCIO N. 011/2021-SINSDETRAN/MA; OFÍCIO N. 012/2021-SINSDETRAN/MA; OFÍCIO N. 014/2021-SINSDETRAN/MA; OFÍCIO N. 015/2021-SINSDETRAN/MA; OFÍCIO N. 016/2021-SINSDETRAN/MA; OFÍCIO N. 017/2021-SINSDETRAN/MA.


Entre as principais reivindicações da categoria estão o reajuste dos salários e do auxílio-alimentação, congelados há 8 (oito) e 6 (seis) anos respectivamente, bem como a equiparação da gratificação por atividade de trânsito (GAT), o pagamento das progressões (qualificação profissional/tempo de serviço) e a criação do plano de cargos, carreiras e remuneração próprio.

Além disso, a categoria exige a moralização da autarquia, a correção do sistema (há mais de três meses instável) e a melhoria dos serviços, pois os problemas refletem sobre a imagem dos servidores.

No dia 16 de novembro de 2021, após todos os trâmites legais, inclusive com a emissão de notificação ao Detran e garantia do funcionamento de 30% dos serviços (OFÍCIO N. 019/2021-SINSDETRAN/MA), frustradas todas as tentativas de negociação, a categoria deflagrou greve por tempo indeterminado.


Contudo, ainda no decorrer do primeiro dia da paralisação, o sindicato foi intimado acerca de uma decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinando a suspensão da greve, sob pena de multa no importe de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para cada entidade sindical (Sinsdetran e Sintsep – Esta estava apoiando a primeira).


Diante disso, o Sintsep, de imediato, retirou o seu apoio ao Sinsdetran, decisão esta que foi compreendida pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, sobretudo em razão da vultosa quantia arbitrada pelo TJMA.


De posse da decisão, o Sinsdetran, em Assembleia Geral Extraordinária, informou à categoria que o movimento paredista seria suspenso, mas esta não acatou o comando do sindicato, decidindo seguir com o movimento, revoltados, sobretudo, com os casos de corrupção ocorridos no Detran/MA, como a renovação ilegal de contratos de terceirização no valor de 16 Milhões, nepotismo, programas eleitoreiros de distribuição de capacetes, coletes e cursos.


No dia 25 de novembro, a categoria suspendeu a greve, sob a promessa de uma reunião a ser realizada no dia 30/11, mas que não ocorreu, sendo remarcada para o dia 01 de dezembro, o que foi aceito pelos servidores como voto de confiança à Diretoria do Detran e ao Governo do Estado.

Ocorre que a supracitada reunião foi totalmente infrutífera, pois nenhuma proposta foi apresentada, órgãos importantes para a resolução do problema não compareceram, ainda que confirmados previamente, e a recusa da formalização das tratativas realizadas, culminando, assim, no retorno da categoria à greve, a qual já dura, efetivamente, mais de 1 (um) mês.


Tudo que a categoria solicita nesse momento para a suspensão da greve é a equiparação da GAT (Gratificação por Atividade de Trânsito). Os demais itens da pauta poderão ser negociados com os servidores de volta a seus postos de trabalho.


Enquanto isso, o atendimento está funcionando apenas com 30% (trinta por cento) de seu efetivo, o que tem causado diversos transtornos para a população, transtornos estes que serão potencializados em janeiro, mês de grande movimentação no Detran.


Espera-se que a Diretoria do Detran e o Governo do Estado abram um canal de diálogo, pois essa situação já está insustentável para todos os envolvidos, sobretudo para os usuários, despachantes, autoescolas, clínicas, emplacadoras e demais dependentes dos serviços da autarquia.


Obs. Maiores informações, entrar em contato com a Direção do Sindicato.

ree



96 comentários


Laênia Leite
Laênia Leite
24 de dez. de 2021

Governo Flávio Dino massacrando servidores! Principalmente do Detran-MA! Mais de 1 mês em greve e nada de respostas! Respeito aos servidores! EQUIPARAÇÃO DA GAT JÁ!

#QUESTÃODEJUSTIÇA

Curtir

Vinicius Serejo
Vinicius Serejo
23 de dez. de 2021

EQUIPARACÃO DA GAT JÁ

Curtir

alexcspereira
23 de dez. de 2021

Vocês todos aqui dos comentários olhem pra gente. Nos ajude a divulgar o que o governo comunista do Maranhão está fazendo. Estamos há um mês em greve e precisamos chegar à dimensão nacional pra expor a verdadeira imagem de Flávio Dino, PSB, governador do Maranhão, que pretende candidatura para o Senado. Mente para o Brasil que o professor tem o maior salário do país, que deu o maior aumento para os servidores públicos (que é somente um reajuste irrisório e não um aumento como ele divulga). Nós servidores públicos estamos indignados e a população não aguenta tanta mentira do governo de Flávio Dino.

Curtir

alexcspereira
23 de dez. de 2021

Nós, funcionários do Detran-MA, entramos em greve no dia 16 de novembro de 2021 reivindicando reajuste salarial de 8 anos. Decidimos abdicar de muita coisa para seguir em frente. É uma luta contra o Estado. É uma luta a favor a valorização dos servidores públicos do estado do maranhão; contra a terceirização ilegal com despesas de 16 milhões que poderiam ser usados para auxiliar os servidores do órgão público; a favor da moralização do Departamento Estadual de trânsito. O Detran-MA virou um cabide de empregos e uma máquina de propaganda do governo, o atual Diretor Geral, Francisco Nagib, Ex-prefeito de Codó-MA, é político e uso o Departamento para atuar em projetos como barganha eleitoreira para sua campanha futura de Deputado…


Curtir

alexcspereira
23 de dez. de 2021

Nós do Detran/MA somos do plano estratégico, inseridos no grupo de gestão de trânsito. Na MP 373/2021 não foi dado esse reajuste de 9%, apenas subiu para 25% a porcentagem sobre o vencimento para a gratificação por atividade de trânsito. Além de ser desproporcional é injusto. Aqui no Detran somos analistas, assistentes e Administração Geral com vencimentos diferentes o que ocasiona um cálculo diferente para cada classe. Queremos a equiparação desse valor para que todos recebam o mesmo valor de gratificação por uma atividade que todos exercem. Além de não recebermos o reajuste de 9% ainda ignoram nossas reivindicações. E como eles dizem que todos os servidores receberam o reajuste de 9%, parece que foi algo proposital, uma retaliação ao…

Curtir

@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page