José Burato *
Ditadura no Gatilho: a institucionalização da violência policial. De autoria de José Burato, o livro traz uma reflexão sobre a possível origem da violência policial no Brasil e sobre o risco de uma nova ditadura pelas armas ou protegida por elas.
A ideologia militar é refletida com base na teoria de Louis Althusser, exposta no texto Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado.
Segundo o autor, a ditadura está presente no gatilho que é acionado muitas vezes para a execução de pessoas, porque ainda está a serviço da ideologia de guerra ao inimigo interno, herdada da ditadura pelo sistema de segurança pública, e que não foi alterado com a Constituição Federal de 1988.
O autor defende que a desmilitarização é necessária e urgente, mas julga que isso é insuficiente para resolver o problema da violência policial, que pode ser resumida na histórica truculência contra os movimentos populares e da classe trabalhadora, na tortura, na execução sumária e na quantidade absurda de abordagens policiais, especialmente nas periferias e favelas.
Baixe gratuitamente o livro:
Ditadura no Gatilho - a Institucionalização da Violência Policial .pdf Fazer download de PDF • 2.44MB
Conheça e fortaleça nossa entidade!
Associe-se à APROFFIB!
Canais de comunicação da APROFFIB:
Site: www.aproffib.com.br
Instagram: @aproffib5798
Facebook: https://www.facebook.com/aproffib
YouTube: https://youtube.com@aproffib5798
E-mail: filosofia.aproffib@gmail.com
Importante contribuição a partir de uma leitura filosófica do autor, Prof José Burato, sobre uma das maiores chagas da sociedade brasileira: a violência policial.