top of page

Ditadura no Gatilho

Atualizado: 10 de out.


José Burato *


Ditadura no Gatilho: a institucionalização da violência policial. De autoria de José Burato, o livro traz uma reflexão sobre a possível origem da violência policial no Brasil e sobre o risco de uma nova ditadura pelas armas ou protegida por elas.



A ideologia militar é refletida com base na teoria de Louis Althusser, exposta no texto Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado.



Segundo o autor, a ditadura está presente no gatilho que é acionado muitas vezes para a execução de pessoas, porque ainda está a serviço da ideologia de guerra ao inimigo interno, herdada da ditadura pelo sistema de segurança pública, e que não foi alterado com a Constituição Federal de 1988.



O autor defende que a desmilitarização é necessária e urgente, mas julga que isso é insuficiente para resolver o problema da violência policial, que pode ser resumida na histórica truculência contra os movimentos populares e da classe trabalhadora, na tortura, na execução sumária e na quantidade absurda de abordagens policiais, especialmente nas periferias e favelas.



Baixe gratuitamente o livro:


https://www.aproffib.com.br/post/ditadura-no-gatilho-a-institucionaliza%C3%A7%C3%A3o-da-viol%C3%AAncia-policial-baixe-gratuitamente


Ditadura no Gatilho - a Institucionalização da Violência Policial .pdf Fazer download de PDF • 2.44MB




Conheça e fortaleça nossa entidade!


Associe-se à APROFFIB!


https://www.aproffib.com.br/associe-se





Canais de comunicação da APROFFIB:


Site: www.aproffib.com.br



Instagram: @aproffib5798


Facebook: https://www.facebook.com/aproffib


YouTube: https://youtube.com@aproffib5798


E-mail: filosofia.aproffib@gmail.com

253 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page