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A leitura ainda é insubstituível


Prof. Chico Gretter*



Existe uma grande ilusão de que as tecnologias, por si só, revolucionaram a educação; se o estudante não lê e compreende o que lê (há muitos tipos de "textos"...), não adianta nenhuma parafernália tecnológica! Aliás, o excesso de tecnologias e aplicativos pode até atrapalhar a compreensão das mensagens dos textos! Mas o mercado capitalista precisa vender a parafernália e incutem, através da mídia e suas associações do "Todos pela Educação", de que as tecnologias resolverão o problema do aprendizado; isto é ilusão.


É evidente que um bom computador ou Notebook ligado a uma rede 5 G é fundamental hoje; mas se as condições escolares dos estudantes e professores (tutores???), se a carreira dos profissionais do ensino, se as condições socioeconômicas das famílias, se não houver isso, as tecnologias pouco poderão fazer e continuaremos patinando do discurso de que "a educação é muito importante", "os professores são essenciais", etc. e tal! Os grandes cientistas, filósofos e artistas do passado não tinham tecnologia quase nenhuma e, mesmo assim, contribuíram decisivamente com grandes inventos, ideias e conceitos éticos, estéticos, políticos, econômicos para o progresso da humanidade.


Todavia, quando temos governos que difundem uma mentalidade negacionista, quando desvalorizam as ciências, a filosofia, as artes e a cultura em geral, o que podemos esperar de nossos estudantes e educadores??? Parafraseando Rosa de Luxemburgo que afirmou - "O socialismo ou a barbárie" - eu digo: ou a educação de qualidade, ou a ignorância, a violência e a miséria!


Há muito mais para ser pensado, dito e feito sobre o assunto, mas deixo estas palavras para continuarmos o debate sobre a fundamental importância do conhecimento sério para o desenvolvimento da sociedade e a melhoria de vida de todos; e sem LEITURA/COMPREENSÃO de textos não há CONHECIMENTO!


Bom dia e boa leitura!


São Paulo, 09/11/2022.


*Prof. Chico Gretter - mestre em Filosofia e História da Educação, professor do ensino médio e do ensino superior há mais de 35 anos, em escolas públicas e particulares; presidente da APROFFESP.

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