SOBRE NOSSO POVO E SEUS ERROS


Por : Alberto Souza .



SOBRE NOSSO POVO E SEUS ERROS


Claro retrocesso, algo assustador, a eleição de um fascista em 2018 deixou muita gente perplexa, dentro e fora do Brasil. Eleito presidente um tipo dos mais monstruosos entre tantos que a classe capitalista tem criado ao longo de séculos.


Este fato , infelizmente, tem provocado certo pessimismo mesmo entre pessoas de esquerda, de sentimento humanista. Gente que fala da eleitoral opção errada do povo brasileiro como se existisse algum indivíduo ou grupo humano sem nunca ter cometido erros ao longo de sua existência. Gente a não compreender que cada um de nós erra; que todas as pessoas, sem exceção, erram; que todas as coletividades erram; que todos os povos, sem exceção, erram; que, por conseguinte, o nosso povo erra.


E o pior: o pessimista acaba por não entender ser este mesmo povo, não outro, que vai mudar a si próprio e o Brasil, porque não tem outro caminho, senão ser livre um dia.


A burguesia é uma classe em desespero; sabe que vai morrer para a humanidade não parar de viver.

A História me faz otimista. Claro, sem o falso otimismo, alado, sideral, de quem se sente sem corpo.


Ainda sobre nossa gente. Não nos esqueçamos de que nosso povo tem uma bela história para contar, sua história dura e nua , mas de belezas:

As lutas de Canudos; do Contestado; do Caldeirão; de Zumbi dos Palmares; da República dos Guaranis; da ANL, em 1935; das inesquecíveis greves operárias e da gente do campo; da Cabanada; da campanha O PETRÓLEO É NOSSO; da luta contra a ditadura civil-militar; da Praieira; do 2 de Julho; da Conjuração Baiana; da Coluna Prestes; dos Malês; de Frei Caneca e de tantas outras que nos enchem de orgulho.


Sem pressa , sem inércia!


É o que a luta nos impõe.


Alberto Souza - Ex-vereador em sbcampo e militante dos Direitos Humanos.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES