SINDSERV SBC indica a leitura de mais um livro de nosso acervo: “Rumo à Estação Catanduva"




Sérgio Linhares Hora***



Essa semana o SINDSERV SBC indica a leitura de mais um livro de nosso acervo: “Rumo à Estação Catanduva”, do professor Aldo dos Santos. A história da migração, da miséria crônica, da precariedade do trabalho, das doenças e da morte é narrada a partir da trajetória do autor.


O professor Sérgio Linhares Hora, que leu a obra em seu período de recesso, destaca que a “História se confunde com a trajetória das famílias brasileiras numa sociedade da desigualdade e da exclusão”. As dificuldades e sofrimentos enfrentados por muitas famílias se relacionam com processos estruturais de toda uma nação.


A obra nos faz refletir sobre algumas questões e aponta caminhos: qual a saída para os problemas enfrentados pelos trabalhadores? Como juntar forças para lutar diante da busca incessante pela sobrevivência? Como compreender que a carga tamanha não é de uma pessoa? E como não naturalizar esse desespero?


Em sua dedicatória, o professor Aldo destaca que “a lição que extraímos do sofrimento humano é acreditar sempre que um mundo novo é possível com a superação, união e organização dos ‘condenados do mundo’”.


*Sérgio Linhares Hora é professor da rede municipal de São Bernardo do Campo - Emeb Padre Leo Commissari - e do Estado de São Paulo.


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo