top of page

RONILDO, O FILOSOFO!!

ree

Joaquim de Gino Netto***



Filosofando!!




Somos todos e todas, pelo menos um bocadinho, filósofos, filósofas!! A gente, ignorante, está sempre indagando: Por quê? Como? Para quê?


Numa prosa com Ronildo, neto, na linhagem paterna, de Chico de Licínio, certifico-me, há muito mais indagação do que afirmação!! O Senhor está morando lá e não aqui. Por quê? Por que o senhor não mora aqui, em sua terra natal? O senhor não gosta daqui? Por quê!?


O Velho dos Caldeirões passava todo dia na estrada que liga São João a Santiago!! Ronildo, invocado, o indagava:


Ei! Ei! Por que todo dia, tu passas aqui, nesta estrada, em frente minha casa? Heim!? Por quê!?


Tu vens de onde? Tu vais para onde!?


Por que tu não tens o saudável hábito de tomar banho diário? Tu fostes batizado? Qual o teu nome de batismo!?


E o Velho dos Caldeirões não respondia!! Não estava nem aí com o indagador Ronildo! Não parava!! Mantinha-se, cheio de caçarolas, caldeirões, caminhando... Algum distúrbio neurológico? Psiquiátrico?


Ronildo, mais estimulado a indagar ficava: Por que tem gente assim, que sai, perambulando por aí, sem eira e beira?!? Será que, no pretérito, perdeu a estribeira!?


Por que viemos parar, aleatoriamente, aqui, neste planetinha azul? Vamos ficar aqui por quanto tempo? E depois? Será que, simplesmente, acabaremos acabando?


Eu sou o quê? Eu sou o que sou? Eu sou o que sou e o que não sou? Ou não!?


É!! Para ser sincero comigo e contigo. Eu não sei dizer o quer dizer o que vou dizer, mas eu vou dizer:


O que eu sou, eu não sei bem dizer!! Eu só sei que eu não sei o que eu sou!! Eu só sei que aqui, grudado neste chão, eu estou. Será!?


Agora é dia, o sol raia e logo escurece, a lua doravante aparece. É parte da rotina desta nossa vida aqui, neste planetinha azul!? É!? Ou não!?


As aves estão cantando, de galho em galho pulando. Elas nada indagam. Elas não são ignorantes como nós!? As aves são naturalmente relaxadas!! Elas simplesmente vivem! Elas, sem massa cinzenta, são mais felizes!?


Valeu a pena ser um animal racional!? Ou não!? Filosofar, pelo visto, não tem nada de primitivo!! Filosofar é nobre! Nobérrimo!! É ou não é!?

Ronildo, neto na linhagem materna de Pedro Gino, sem se dá conta, sem ciência e consciência, é, de fato, um filósofo, um magnífico filósofo!!


Joaquim de Gino Netto!!



Joaquim de Gino Netto - Médico, Advogado, Filósofo e Escritor.

1 comentário


Somos filósofos,, viajantes. Quando pensamos, vamos longe. Voltamos às nossas origens..quando pensamos em nossa casa, lá de trás do mundo. Pensamos e viajamos. Vamos em segundos, para muitos ligaares, através do pensamento e aí pensamos porquê é assim...porquê foi assim? Não é preciso diploma.

Curtir

@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page