Por :Joaquim Netto.
Digo, de antemão, parafraseando o poeta romano Virgílio:
"Libertas quae sera tamen"
Traduzindo: Liberdade ainda que tardia.
Não haverá liberdade enquanto permanecer o bloqueio econômico (comercial) dos EUA à Cuba.
Não haverá liberdade enquanto os EUA permanecerem ocupando parte da ilha cubana (Guantánamo)!
Não haverá liberdade enquanto os EUA tratarem o continente americano como sendo uma extensão de seu território!
Não haverá liberdade enquanto a CIA (agência de inteligência do governo ianque) continuar estimulando golpes em todos os paises americanos onde os governantes agem soberanamente!!
A CIA está por trás do assassinato do presidente do Haiti.
A CIA patrocinou ditaduras militares na América Latina. É a responsável indireta pelo assassinato do presidente chileno Salvador Allende, o arcebispo Oscar Romero. Foi, a CIA, a responsável pela prisão do ex-presidente Lula e, por conseguinte, pela eleição de um nazi-fascista, o Bolsonaro!
É a CIA a responsável indireta pelos movimentos de rua ocorridos em Cuba. Há muito os EUA (não importa o governo se democrata ou republicano) tramam para desestabilizar o governo cubano. Quem não se lembra da crise dos misseis (baia-dos-porcos) na década de 60 do século passado?
Os EUA desde a aurora do século XIX acham que a América é deles. Assim asseverou o presidente James Monroe, naquela época: "América para os americanos"! Ou seja: para os EUA!!
Precisamos todos nós, de fato, americanos tomarmos as ruas de São Paulo, Buenos Aires, Santiago, cidade do México, Lima, Bogotá, Havana...dizendo em alto e bom tom: Chega! Chega de ingerência dos ianques! Pelo fim do embargo comercial à Cuba!
Não dá para confiar em organismos oficiais! Cadê em OEA?
Viva a América Latina! Viva o povo caribenho! Viva o povo cubano!!
Joaquim Netto - Filósofo, Advogado e Médico.
Comentarios