top of page

PROVA COM CONHECIMENTO DE ATUALIDADES OU FUTILIDADES ⁉️


Aline Catarine Gondim ***




'Atualidades': são conhecimentos básicos de política, cidadania, cultura, sociedade, ciência, saúde, tecnologia etc. Contemporâneos no Brasil e no Mundo.

'Futilidades': são caracterizadas dando importância ao que é superficial e efêmero; valorizando coisas ou situações irrelevantes e insignificantes.

Os 'Concursos Públicos' e seus Processos Seletivos estão duvidosos em seus critérios.

Perguntas sobre as indicações ao 'Oscar de Melhor Filme' são mais relevantes, em 'conhecimentos de atualidades', quando abordado os filmes nacionais ou de críticas sociais. Saber que 'Fernanda Montenegro' foi a atriz que protagonizou 'Central do Brasil' (filme sobre um órfão que procura o pai, retrata a pobreza na cidade grande, uma mulher que muda e para de pensar em suas próprias carências) seria mais relevante em uma prova escrita para poder concorrer às eleições do Conselho Tutelar do que a pessoa que ganhou o Oscar de melhor atriz de 2023.

Alguns filmes exercem impacto no mundo; geralmente quando são considerados obras-primas, o que nada tem a ver com 'Hollywood', 'prêmio do Oscar', 'língua', 'nacionalidade' etc. Existe um mundo fora de 'Bervely Hills' com 'grandes filmes'.

Os filmes cinematográficos além de contar histórias fazem uma experiência feliz de imersão.

A arte é especial!

Em outra prova com 'conhecimentos de atualidades', ou melhor seria dizer 'conhecimentos de futilidades', havia uma pergunta sobre o que a personagem de determinado ator fazia em determinada novela da Rede Globo de televisão. As perguntas iam dessa para pior, mais vazias e fúteis; pensava como sou uma pessoa inculta, ignorante e desinformada. A prova foi para cargo técnico na PETROBRAS. Pergunto em que qualifica um técnico assistir novelas!?

Eu mesma não tenho tempo para isso, além de não gostar. No meu tempo livre estudo e/ou me informo sobre o que realmente é relevante e faz diferença_ na sociedade, para classe trabalhadora, no dia-a-dia dos cidadãos; questões sociais, educacionais e garantia de direitos etc.

Muitos segmentos da sociedade; que têm o direito de participar desses processos seletivos; seja por: motivos religiosos, tempo livre, condições financeiras, ou outro motivo impeditivo; não assistem televisão ou não assistem filmes/séries e novelas, não vão ao teatro, nem estádios de futebol; o que não desmerece sua capacidade e competência profissional.

Nestes casos, hipoteticamente e realisticamente, vez que já aconteceu muito; um candidato acerta o mínimo dos 'conhecimentos específicos' e todas da 'Atual Futilidades', conquistando o cargo contra um concorrente que acertou todas de 'conhecimentos específicos' mas errou todas as 'inúteis perguntas'; porque enquanto o primeiro: assistia novela, o segundo: desclassificado, se preparava tecnicamente (com informações que seria útil à sua profissão e à sociedade).

Questiono_ Atualidade, Futilidade ou perguntas para favorecer algumas pessoas que possam ter informações privilegiadas!?

Perguntas sobre_ novelas, filmes, atores, atrizes, jogadores de futebol; mudam em que a sociedade e avaliam que você é uma 'pessoa culta em entretenimento'.

Poderia ser trocada a nomenclatura para 'Prova de Conhecimento Business'.

Não quero desmerecer a classe artística ou esportiva.

Mas, perguntas desse tipo, em processos seletivos para cargos públicos, apenas qualificam o candidato como um bom consumidor do mundo esportivo e artístico.

Atualidades para qualificação em concursos públicos deveria tratar daquilo que interfere diretamente no cotidiano, como guerras, mudanças climáticas, crises de matrizes energéticas etc.

Faz-se necessário, de forma urgente, nossos parlamentares colocarem regras claras em tais 'Provas de Atualidades Fúteis e Inúteis'. Antes que comecem a perguntar o tamanho da cueca usado por determinado ator na entrega do Oscar, ou o tamanho da prótese de silicone usada por determinada atriz.

Por falar em prótese, seria mais relevante ter havido pergunta sobre prótese peniana. Assunto falado nos tabloides sobre o ex-presidente; durante seu governo os contribuintes descobriram que estavam bancando a famosa “farra da virilidade” — a compra aloprada, com dinheiro público, de Viagra, gel lubrificante íntimo e próteses penianas. Há várias notícias e os escândalos se multiplicam como conhecimentos de atualidades sobre o ex-presidente.

Respondam agora, sem pesquisar:

Em qual time de futebol da Europa o Neymar está jogando?

Quais são os nomes dos personagens principais do 'Auto da Compadecida' e o autor se lembrar?



Aline Catarine Gondim - Militante Social em Santo André.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page