POR UNANIMIDADE A EXECUTIVA NACIONAL DA APROFFIB FOI REELEITA.
- Aldo Santos
- 1 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.

A Diretoria da Aproffib, reconduzida por unanimidade teve uma vida intensa de atividades e reuniões: no MEC, na Câmara Federal, na Paraíba, no Ceará, em Mato Grosso, além de estar presente nas atividades cotidianas das lutas da classe trabalhadora.
Juntamente com outras entidades, ingressaram com ação contra o descaso do concurso público em São Paulo, onde os professores de filosofia e sociologia aprovados no referido concurso, não foram chamados para o ingresso ao qual tinham direito assegurado.
Realizou dezenas de pingados filosóficos de caráter temático e lançamentos de livros, além do sucesso com a nova modalidade filosófica coletiva através do Núcleo Pan-africanista e outras atividades realizadas.
Participou ainda de manifestação em frente a Secretaria de educação do Estado de São Paulo, além de participar ativamente da campanha pelo Fora Feder. E por último, encaminhou emendas ao plano decenal de educação em defesa da filosofia.
EXECUTIVA NACIONAL DA APROFFIB – 2025/2028
Presidência: Neuza Aparecida de Oliveira Peres
Vice Presidência: Aldo Josias dos Santos
Secretária Geral: Maria Terezinha Correa
Primeira Tesoureira: Laismeris Cardoso de Andrade
Segundo Tesoureiro: Wellington Silva da Cruz
Comunicação: José Antônio Burato
Diretora de Relações Pedagógicas: Gleidimar Alves de Oliveira
Diretor de Relações Pedagógicas: Valdenir Abel dos Santos
Diretor de Relações Institucionais: Aldacir Fonseca de Souza
Diretor de Relações Institucionais: Manoel Cordeiro Coelho Junior
Diretor de Relações Jurídicas: Jaime Luiz Fregel Colarte Castiglione
PROPOSTAS PARA A GESTÃO 2025/2028 – APROVADAS NA MESMA ASSEMBLEIA
a) Criação da Coordenação Nacional da Aproffib nos estados;
b) Instituição da Diretoria de Relações Jurídicas da Aproffib;
c) Continuar cobrando do governo federal as propostas conforme a “Carta de Brasília”;
d) Ampliação dos Núcleos Temáticos de Filosofia da Aproffib;
e) Defesa da disciplina de Filosofia, no Ensino Básico e Superior em todo o país;
f) A inserção da obrigatoriedade da disciplina, tanto no Fundamental I e II, como no Ensino Médio;
g) Em todos os anos destes estágios do conhecimento, com um mínimo de dois tempos de aulas semanais;
h) Defendermos, conforme determinam as leis 10.639/03 e a 11.645/08, a inclusão e obrigatoriedade do ensino das filosofias africana e indígena nas Matrizes Curriculares estaduais;
i) Participar, sempre que possível, em todos os grandes eventos do país onde a Filosofia deva se fazer presente, buscando contribuir para a construção de um país com mais humanidade, por exemplo: a COP 30 no Belém do Pará; Mas, também estar presente no Distrito Federal próximo ao MEC, nos Fóruns Nacionais e Internacionais em defesa da Filosofia e das Ciências Humanas;
j) Além de nos comprometermos em promover estudos, seminários, palestras que promovam o Ensino e a Aprendizagem dos diversos conteúdos filosóficos.
PRINCIPAIS EMENDAS AO ESTATUTO DA APROFFIB:
Criação da Coordenação Nacional por estado da Aproffib:
a) Será composta de até 5 (cinco) professores/as associados por estado;
b) Objetivo: ouvir, organizar e deliberar sobre as demandas e interesses estadual e nacional da entidade;
c) Reuniões a cada dois meses e extraordinariamente mediante necessidade conjuntural;
Criação da Diretoria de Relações Jurídicas da Aproffib:
a) Cabe ao/à Diretor/a de Relações Jurídicas ler, orientar e representar os associados mediante deliberação da Executiva Nacional.
Criação do cargo de Segundo/a Tesoureiro/a:
a) Cabe ao segundo/a Tesoureiro/a auxiliar no que for necessário e substituí-lo/a eventualmente mediante necessidade.
Instâncias deliberativas da Aproffib: Congressos, Encontros e Plenárias realizados de acordo com a necessidade e deliberação da Coordenação e Executiva Nacional da Aproffib;
Órgãos Centrais Diretivos da Aproffib: Assembleia Geral, Coordenação Nacional e Executiva Nacional da Aproffib;
A denominação da Diretoria Executiva Nacional da Aproffib passa a ser: Executiva Nacional da Aproffib;
A Instituição de Núcleos Temáticos de Filosofia, como por exemplo: Núcleo de Filosofia Pan-africanista e de combate ao racismo já existente;
a) Objetivo dos núcleos: divulgar pesquisas, estudos, elaborar cursos, seminários, Encontros e Congressos para debates, experiências educativas, de avaliação e pesquisas.
Garantir no Estatuto que só os membros associados possam exercer cargos diretivos na estrutura da entidade;
OBS: “AS EMENDAS, BEM COMO O ESTATUTO SERÃO ADEQUADAS ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS LEGAIS.”
POR ÚLTIMO, AGRADECEMOS TODOS VOTANTES, DIRETORES E DIRETORAS DA APROFFIB, PELO EMPENHO COLETIVO E QUE NESTA GESTÃO POSSAMOS DAR UM PASSO A FRENTE COM A IMPLANTAÇÃO DAS REFERIDAS MUDANÇAS E QUE O FORTALECIMENTO DA FILOSOFIA MILITANTE AO LADO DOS EMPOBRECIDOS PELO CAPITALISMO SEJA A TÔNICA DOS PRÓXIMOS ANOS!!
Neuza Peres e Aldo dos Santos
Comments