top of page

Mãos ao alto,o aumento da passagem é um assalto!


10 anos de existência do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento da Passagem.


No final de 2012, como é de costume da direita raivosa e manipuladora, ficamos sabendo que o preço das passagens iria aumentar na virada do ano, e por volta do dia 28/12, às pressas fizemos uma reunião para avaliar o que fazer diante de mais um golpe dos empresários e dos prefeitos que sem nenhum diálogo com a sociedade e usuários do transporte público simplesmente cumprem "eventuais acordos" de campanha em períodos eleitoral.


Nesta reunião achamos por bem buscar uma articulação regional por conta das decisões em sua grande maioria se realizarem regionalmente.

No início de janeiro de 2013, teve o primeiro ato em Mauá, marcado por brutal repressão, que de certa forma, desencadeou outras manifestações e como todos/as se recordam, em 2013, milhões foram as ruas e o movimento passe livre passou a ser uma grande referência nacional na luta pelo passe livre para todos e todas já, da mesma forma que presenciamos e participamos de dezenas de atos regionais e nacional, igualmente marcados por intensa repressão do aparato policial militar.


Neste período, membros do comitê participaram intensamente dos atos regionais e na capital, assim como, presenciamos um ato selvagem de agressão física ao companheiro Marcelo Reina dentro do próprio consórcio intermunicipal.


Praticamente todos os anos protocolizamos nossa pauta de reivindicação junto ao consórcio intermunicipal, bem como junto às prefeituras.


Por ocasião dessas lutas e manifestações debatemos nossa pauta, politizamos o processo e ampliamos a nossa luta estrategicamente.


Por vezes o comitê assumiu outras lutas e bandeiras, também constantes da pauta da classe trabalhadora.


Dez anos depois, o comitê cumpre importante papel ao pautar mais uma vez o anunciado aumento da passagem de ônibus nas cidades de Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema.


Lutar, Resistir e Vencer é Preciso!


>ENFRENTESEMPRE!


Aldo Santos – Coordenador da subsede da apeoesp/sbc

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page