Mais um aniversário – 66 anos de vida e de luta! Obrigado a todos/as!


IV Encontro Estadual de Professores de Filosofia do Estado de São - APROFFESP - 2018 - ALESP. Da esquerda para a direita: professores Chico Gretter, Aldo Santos, João Palma, Marcos Lorieri, Antônio Joaquim Severino e Anízio Batista de Oliveira.

Por:Prof. Chico Gretter*...



Obrigado a todos/as que se lembraram de mim: ontem, 09/04, completei 66 anos de vida, de luta, vitórias e derrotas. Mais vitórias do que derrotas; sou um sobrevivente como muitos e trazendo na memória muitos que não sobreviveram ou já se forma...para onde? Não sei. Mas eles continuam presentes em minha vida e me ajudam a viver; e mais ainda os que continuam vivos ao meu lado há mais de 50 anos!


Agradeço a todos/as que me ajudaram a chegar até aqui e caminham comigo, apesar e COM tudo aquilo que somos - "Humanos, demasiado humanos" - mas humanos e jamais coniventes com as desumanidades dos desumanos. Agradeço também os animais que me ajudaram a ser mais humano, como meu primeiro cão, o Sultão que caminhava comigo pelos cafezais do Paraná nos anos 60, o Escoteiro, a Gata de Três Cores que morreu picada por uma cobra. Chorei por todos e todas. Não posso me esquecer do Banzé, um vira-lata branco e preto que um caminhão atropelou no "estradão de Vigigal", que cortava as estradas poeirentas da terra roxa (terra roça = vermelha). Tem o gato preto Nietzsche, o Rainho e a Rainha...todos/as eles e elas se formam. Para onde?

Nem precisaria lembra aqui dos meus irmãos, pais, filhos, amores e amigos que também já partiram; vamos ficar só entre nós que ainda estamos por aqui, neste Planeta Terra, joia rara da Via Láctea e talvez do Universo (pelo menos deste Universo). Que posso eu dizer por fazer parte disso tudo? Nada! Apenas olhar a imensidão e minha, nossa insignificância e ADMIRAR, se ESPANTAR, ASSUSTAR-SE...que estas são as origens do filosofar, a ADMIRAÇÃO, O ESPANTO E A DÚVIDA. De filho de camponês caipira me tornei professor e filósofo. Também sou poeta, músico-compositor, apenas um cantador!


Obrigado a todos/as que me ajudaram a chegar até aqui, pois sozinho nunca teria chegado. Obrigado por ajudarem na minha solidão e na saudade dos amores que já se foram. Mas tem uma coisa que vocês, principalmente os mais próximos precisam saber, eu nunca desisti da luta, da solidariedade, de ter consciência de minha importância única neste Universo: ninguém fará por mim aquilo que eu, SOMENTE EU tenho que sentir, fazer e viver! Nem DEUS! Ninguém viverá por mim, ninguém viverá por nós, por cada uma! Nem Deus está no controle disso, somente eu estou!

Obrigado amigos/as! Eu nunca pensei que chegaria tão longe! Mas a cada janela que se abre à minha frente, outras mil janelas se colocam de novo à minha frente a me desafiar! O infinito nos desafia.





Prof. Chico Gretter – 66 anos – professor de Filosofia e História, filósofo, presidente da APROFFESP.


São Paulo, 09 de abril de 2022.

105 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LETRAS