
Alessandra Fahl Cordeiro***
Este é um daqueles livros que a gente lê e jamais esquece. Entre suspenses, aventuras e muitos risos, é fácil se apaixonar por Tião e Tubarão. Tão simples como permanecer com a imaginação na Vila de Varagrande, um lugar fantástico e cheio de magia. Ao mesmo tempo, o texto traz ao presente um resgate cultural magnífico da cultura caiçara em todas as suas dimensões. Talvez aquela que chame mais a atenção é a linguística. O autor lançou mão de muita pesquisa para trazer à obra o modo único dos caiçaras de usar a língua portuguesa. Posto isso, sem perceber o leitor pode reproduzir o linguajar.
Questões sociais, ambientais, históricas e religiosas também não ficam de fora. Todas as tramas, divididas em capítulos, levam quem realiza a leitura a um mergulho nos anos 50 do século XX sem cansar quem passeia pelas letras. Pelo contrário. Estamos falando de um livro que não queremos parar de ler para saber o que vem a seguir.
A obra finalmente chegou ao formato impresso. Capa e contracapa coloridas, impressão impecável, diagramação cuidadosa. São 143 páginas de puro gosto por uma cultura brasileira que não deve se perder.
Seu autor, Angelo Dourado, é historiador, professor e profundamente caiçara. Da FFLCH – USP e de Santos/SP.
Adquira facilmente o seu exemplar através do whatsapp: (13) 981-06406.
Alessandra Fahl Cordeiro – Historiadora, Professora e Youtuber.
Comments