top of page

O "dia de todos os santos": aproveitem


Chico Cretter*


Sugiro aos amigos que acreditam na intercessão dos/as santos/as que aproveitem amanhã, 1°/11, que é "Dia de todos os santos"! (Para os católicos) Tem santo pra tudo, pra todos os gostos, todas as crenças! Mas não peçam o impossível!! Por exemplo, que os juros no cartão de crédito sejam iguais aos dos EUA ou da Europa, que são menos do que 3% ao ano. Falei "AO ANO". Não há milagre que faça os juros baixarem no Brasil, só sobem. Nem santa Rita, são Judas, santos das causas impossíveis, dão jeito nisso! Como se explica que a taxa SELIC do Banco Central esteja em 7,75% ao ano e os bancos em geral chegam a cobrar mais de 200% ao ano e mesmo mais de 5% ao mês⁉️ Pior do que um agiota, "amigo" meu. Não tem explicação.


Aí vem o Datena dizer que há muitos ladrões nas ruas, que a polícia tem de prender e arrebentar; todavia, penso que os maiores ladrões do país, mais do que muitos políticos, são os banqueiros, apoiados por governos submissos, que cobram essas taxas de juros escorchantes, escandalosas! Um horror, um verdadeiro assalto!


Mas falávamos do "Dia de todos os santos"...aproveitem amanhã e peçam algo importante ao seu santo/a predileto/a. Mas lembre-se que até Jesus tinha suas preferências; parece que ele gostava mais de João, admirava Natanael, tinha uma queda por Maria Madalena e escolheu Pedro pra ser o gestor de sua grande obra (ou impossível obra?): salvar o mundo a partir da aceitação da "Boa Nova" do Reino de Deus. Faz dois mil anos e não temos avançado muito nesse "projeto de vida" do Criador! Mas há muitas "pequenas igrejas e grandes negócios" por aí. Até Lúcifer comanda algumas.


Eu, que sou agnóstico, não sigo nenhuma igreja ou denominação religiosa, mesmo assim talvez aproveite o "dia de todos os santos" para fazer meu pedido também, como o tricampeonato da Libertadores da América para o Palmeiras, que fará a final contra o Flamengo, e principalmente a conquista do nosso SEGUNDO título do Mundial de Clubes! Mas, para não arriscar, não vou pedir pra santo nenhum. Vou direito ao Chefe Supremo, o tal de Jesus que resolveram chamar de Cristo! E, já vou agradecendo com antecedência o atendimento de meu pedido - obrigado, Senhor! – Porque terei aquela paz e prazer de, no dia seguinte às conquistas, sair pelas ruas abordando corintianos, são-paulinos, santistas, flamenguistas, etc. e dizer na cara deles, com muito orgulho: "O que é que o Verdão não tem mesmo!?" Amém! Aleluia! Chico Gretter - 31/10/2021.



Chico Gretter é professor de Filosofia há trinta e cinco anos, mestrado em Filosofia e História da Educação, conselheiro estadual da APEOESP e presidente da APROFFESP.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page