top of page

O Canadá enviou armas!


Por:Alessandra Fahl Cordeiro Gurgel***



Não quero por “fogo no parquinho” no domingo à noite. Mas hoje, além de ler a postagem a seguir, também acompanhei a movimentação de vários países enviando armamentos para a Ucrânia. Alguns pontos levantaram grande preocupação. A Alemanha não enviava armas para fora de seu território desde a Segunda Guerra Mundial. A Suécia deixou de lado sua clássica postura de sabão PH neutro e enviou armas. O Canadá enviou armas! E vários outros países.


Na Itália, já ocorre o cancelamento da arte, cultura e literatura russas, inclusive nas universidades.

Segundo análise de um professor de Relações Internacionais da PUC-SP, isso ainda não é o suficiente para Putin entender como provocação de guerra destes países, visto que foram enviados armamentos leves. Seria diferente se fossem tanques de guerra, navios e aviões.


Uma bomba caiu bem perto da fronteira com a Polônia. Biden já chegou avisando que se algum país membro da OTAN for agredido, será o mesmo que agredir a todos e as consequências serão imprevisíveis. Sabemos muito bem que qualquer um pode jogar uma bomba na Polônia e acusar a Rússia. E estaria pronto o cenário para a terceira guerra mundial.


Considerações

Nunca imaginei que viveria uma pandemia, e nem uma terceira guerra mundial. A segunda ainda é uma possibilidade e a primeira uma realidade.

Caso um cenário deste venha a acontecer, será impossível não tomar lado. E o meu será o da Rússia.

O Brasil não será bombardeado, mas sentiremos na carne uma crise econômica pior do que vivemos hoje.


Pois é meu amigo @Diego Cana, talvez venhamos a convergir.


Alessandra Fahl Cordeiro Gurgel - Historiadora e Histórica Militante do Movimento Sindical.

13/03/2022

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page