top of page

Moção de apoio e solidariedade


Viva o Projeto de Leitura da E.E. Jd. Silvia II! *





“Ninguém tira o trono do estudar

Ninguém é o dono do que a vida dá

E nem me colocando numa jaula

Porque sala de aula essa jaula vai virar

E nem me colocando numa jaula

Porque sala de aula essa jaula vai virar”

Dani Black


Nos últimos três anos, vivemos um projeto muito bem sucedido na Escola Estadual Jardim Silvia II, em Francisco Morato, Diretoria de Ensino de Caieiras. Estamos falando do nosso Projeto de Leitura e Redação, estudos preparatórios para ENEM e Vestibulares.

O projeto já envolveu inúmeros alunos, professores, funcionários, contando com o apoio e aprovação da comunidade escolar, foi reconhecido pela imprensa, pela Secretaria de Educação, e pela própria Diretoria de Ensino, recebendo reconhecimento como “Boas Práticas” e também como “Método de Melhoria de Resultados”.

Documentação é o que não falta. Nada foi realizado sem autorização dos pais, da comunidade e da direção da escola. Tem servido também para mostrar como a comunidade escolar da Jardim Silvia II se organiza para estimular a formação de novos leitores, escritores e futuros universitários.

Infelizmente, no momento o projeto está em risco por conta da atual Direção Da Unidade Escolar, que não tem facilitado a sua continuidade, colocando uma série de empecilhos desnecessários, burocráticos, fazendo valer o autoritarismo acima dos interesses dos nossos alunos, acima da valentia do estudar, acima da rebeldia de concluir o ensino público e ingressar numa grande universidade.

Não nos calarão. Não vão nos impedir de falar, de promover reuniões e abaixo assinados. Vivemos num Estado de Direitos, garantido pela Constituição Federal de 1988. Escola viva e democrática de verdade, é aquela onde professores, funcionários, alunos, pais, mães e responsáveis têm voz. O resto é fachada.

Viva a democracia, viva e o direito de ler e escrever, viva o direito à livre organização.

Viva o Projeto de Leitura da E.E. Jd. Silvia II!


“Pois paz sem voz paz sem voz

Não é paz é medo”

O Rappa


Assinam esta Moção:



Enfrente! – corrente política e sindical






TLS (Trabalhadores e Trabalhadoras na Luta Socialista) – corrente política e sindical




MEL (Movimento Estudantil Livre)









APROFFESP (Associação de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo).

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page