top of page
Foto do escritorAldo Santos

Liberdade de Imprensa

Vilma Amaro***


Repúdio à violência contra jornalista em São Bernardo do Campo.

A Diretoria Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e diretores executivos do Sindicato estiveram dia 4 de setembro na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo para expressar seu repúdio à ameaça feita a um jornalista do Diário do Grande ABC no dia 21 de agosto. A diretora regional, Vilma Amaro, usou a tribuna para denunciar essa ameaça feita ao jornalista Artur Rodrigues pelo vereador Paulo Chuchu (PL) candidato a vice- prefeito da cidade com Alex Manente, candidato a prefeito (Cidadania) Conforme Boletim de ocorrência feito no dia 23 de agosto no 1o. Distrito Policial de SBC pelo jornalista Artur Rodrigues o referido vereador perguntou em quem votaria e se era petista. Artur respondeu que o voto é secreto e negou que fosse do PT. No 1º Distrito Policial foi acompanhado pela diretora regional Vilma Amaro e pela Secretária das Regionais do Sindicato dos Jornalistas, Solange Santana.

O vereador, conforme a denúncia, depois de interrogar o jornalista- que estava em sua atividade profissional de cobrir os atos dessa Câmara-passou, então, a mão na arma que usa na cintura no recinto e advertiu o jornalista para que tomasse cuidado. Artur ficou muito impactado com a ameaça e resolveu registrar Boletim de Ocorrência.

Colegas de trabalho do Diário do Grande ABC ficaram indignados e prestaram ampla solidariedade ao Artur. A empresa também se manifestou em comunicado sobre ameaça apoiando integralmente o profissional. Vilma manifestou em sua fala na Câmara Municipal que Artur estava no exercício profissional de jornalista e que a ameaça representa um atentado à liberdade de imprensa e à democracia. O Sindicato dos Jornalistas ao tomar conhecimento dos fatos manifestou-se imediatamente protestando contra a atitude do vereador junto com a Federação Nacional dos Jornalistas. Essa ameaça tem que ser apurada pelas autoridades competentes afirmou a Diretora Regional ao utilizar o espaço destinado às manifestações da comunidade na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

Além dos jornalistas presentes e da direção da Regional, integrada também por Viviane Barbosa e Cadu Basilevski, compareceram o secretário geral do Sindicato dos Jornalistas, José Eduardo de Souza e a Secretaria das Regionais do Sindicato, Solange Santana.

Participaram também entidades representativas da sociedade como APEOESP de SBC, representada pelo professor Aldo dos Santos, a Comissão de Direitos Humanos da OAB de SBC, representada pelo Dr. Jaime Fregel, integrantes do Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina e membros da comunidade do bairro Baeta Neves que apoiaram os jornalistas e desenvolvem ações contra privatizações e em defesa das entidades de atendimento à comunidade. Os jornalistas levaram cartazes como: “Respeito à Liberdade de Imprensa e à Democracia”; "Basta de agressão e violência”; ”Mexeu com um jornalista mexeu com todos”; entre outros dizeres, além de uma faixa em defesa da liberdade de imprensa :”Não à violência contra jornalistas”. Vilma Amaro também destacou, em sua fala, alguns dados de Relatório da Federação Nacional dos Jornalistas sobre a violência contra os profissionais de imprensa no pais que teve um decréscimo em 2023 em relação a números do governo anterior. “Mas, a liberdade de imprensa e a democracia são processos em construção e precisamos ficar atentos” alertou a oradora. Vilma manifestou, ainda, solidariedade ao jornalista Breno Altman perseguido por entidades e indivíduos sionistas. Protestou também contra a morte de cerca de 150 jornalistas palestinos assassinados pelo governo sionista de Israel. Denúncia que tem sido feita também pela Federação Internacional dos Jornalistas .


Vilma Amaro

Diretoria Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page