Existem homens imprescindíveis
- Aldo Santos

- 2 de out.
- 2 min de leitura

Por Sérgio Linhares Hora***
Conheci o Dr. Jairo há mais de 20 anos. Nesse período em que esteve em São Bernardo do Campo, sua atuação na Promotoria da Infância e Juventude foi exemplar e deixou marcas profundas de compromisso com a justiça e com a dignidade humana.
Foram muitas jornadas importantes que tive a honra de presenciar ao lado dele: a luta para colocar ar-condicionado nas chamadas “escolas de lata”, a retirada de lixeiras próximas às creches — como no caso do Jardim Limpão —, a atuação firme para impedir reintegrações de posse que poderiam deixar famílias desabrigadas, a cobrança para que o Estado provesse infraestrutura adequada em escolas como a Luiza Colaço, além do combate incansável contra a exploração de crianças e adolescentes.
Também foram emblemáticas as visitas realizadas aos alojamentos do Parque São Bernardo e do Jardim Silvina, onde a presença da Promotoria representou não apenas fiscalização, mas sobretudo humanidade e atenção às condições de vida das famílias, reafirmando que justiça social se faz com proximidade e compromisso.
Tive o privilégio de, como conselheiro tutelar, participar das primeiras visitas com o Dr. Jairo, muitas vezes em uma Kombi do Conselho Tutelar 1, que nem sempre funcionava como deveria, mas que não impedia o trabalho de seguir. Essa experiência marcou minha trajetória e me ensinou que o verdadeiro compromisso com a infância exige coragem, humanidade e perseverança.
Essa mesma coragem se manifestou novamente recentemente, como destacou o Relato Mensal – Setembro/2025, que trouxe à tona sua iniciativa de pedir a suspensão de um benefício milionário de R$ 1,3 milhão concedido a ele próprio pelo Ministério Público de São Paulo, além de ingressar com ação popular no Supremo Tribunal Federal (STF) contra normas que autorizam pagamentos acima do teto constitucional. Diferente de muitos, que defendem tais privilégios, o Dr. Jairo mostrou integridade ao colocar o interesse público acima do pessoal, reafirmando seu compromisso com a moralidade e a justiça.
O Dr. Jairo é um homem imprescindível, cuja integridade, coragem e dedicação merecem ser lembradas e reconhecidas. Esta é a minha homenagem a ele.
Sérgio Linhares Hora - Professor

Comentários