top of page

" Estação Catanduva"


Professora - Laismeris Cardoso de Andrade***




" Estação Catanduva", é uma biografia de Aldo Santos, que explica, em tristes relatos, experiência de vida certificando um grande atestado do generoso humanitário que é hoje o seu autor.


Com encantadora simplicidade e sabedoria em seus fundamentos, a justeza das afirmações sempre verdadeiras, nos leva a refletir e compreender as diferenças regionais de um país que expulsa o homem pela falta de políticas sociais e econômicas.


A falta de projetos para o desenvolvimento do Nordeste ou como em qualquer outra região, registra , o engodo do que foi a SUDENE, o que na realidade foi a " indústria das secas, aproveitando- se dá miséria dos retirantes.


Aldo Santos e sua família, foram expulsos numa migração forçada que se desdobrou em outras migrações acompanhando os ciclos diversos econômicos do mesmo estado, numa itinerante busca para sobrevivência.


Registro aqui, a minha admiração por mais um herói brasileiro que estava no anonimato e nos presenteia com uma lição de superação.


Estes sim, são os Cristos brasileiros...dos engenhos dos subúrbios, das minerações, dos que estão onde se percebe o cheiro da miséria na realidade brutal estúpida e feroz da vida.

Confesso que amo a todos estes heróis e Cristos.



Laismeris Cardoso de Andrade - Professora, Diretora Regional e Primeira Secretária da Diretoria Executiva do Centro do Professorado Paulista.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page