EM DEFESA DO POVO VENEZUELANO E DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
- Aldo Santos

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

O Diretório Municipal de Caculé na Bahia vem, por meio desta nota, repudiar todas as atitudes dos partidos de centro, da direita e, especialmente, da extrema-direita.
Decidimos nos manifestar em defesa do povo da Venezuela, que vem sofrendo ataques e bloqueios promovidos pelos Estados Unidos desde 2015, com a emissão de uma ordem executiva pelo presidente Barack Obama que declarou a Venezuela uma ameaça à “segurança nacional” dos Estados Unidos.
Sabemos que os ataques à Venezuela não têm como objetivo proteger os venezuelanos, mas sim interesses econômicos e geopolíticos, especialmente relacionados à maior reserva de petróleo do mundo que aquele país possui.
Não podemos esquecer que o Brasil também pode estar na mira dos Estados Unidos, pois temos:
a maior reserva de água doce do planeta;
vastas reservas de terras raras;
o pré-sal;
e uma biodiversidade única na Floresta Amazônica.
Também não podemos esquecer a repressão violenta e histórica sofrida por vários países da América do Sul ao longo do século XX, muitas vezes patrocinada pelos Estados Unidos:
Brasil (1964–1985)
Argentina (1976–1983)
Chile (1973–1990)
Uruguai (1973–1985)
Paraguai (1954–1989)
Peru (1968–1980)
Bolívia
Nicarágua
Guatemala
Cuba
e agora a Venezuela
Precisamos nos concentrar no que está acontecendo no Brasil hoje. Pela primeira vez na história temos um ex-presidente acusado de golpismo preso. Contudo, é fundamental mantermos atenção: o bolsonarismo não está morto. Basta observar que, nos últimos dias de janeiro de 2026, um grupo de apoiadores golpistas saiu de Paracatu (MG) com destino a Brasília, com o objetivo de tentar libertar o líder da extrema-direita no Brasil (referindo-se aos eventos relacionados à tentativa de ação golpista em 8 de janeiro e à contínua mobilização de setores bolsonaristas).
Repudiamos qualquer atitude que busque provocar a desestabilização da nossa já frágil democracia brasileira. Estamos em um momento crucial da história política do país, em que instituições democráticas vêm sendo defendidas pela sociedade civil, por movimentos populares e por partidos comprometidos com o Estado de direito.
Somos pelo socialismo e acreditamos que a luta popular deve sempre caminhar longe dos partidos de centro e da direita, e com oposição firme à extrema-direita.
Rumo ao tão sonhado socialismo!
Solon Gama - Membro da Executiva do PSOL em Caculé — Bahia



Comentários