ATO PELA SOBERANIA DA VENEZUELA EM SANTO ANDRÉ É ALVO DE PROVOCAÇÃO E AGRESSÃO.
- Aldo Santos

- há 2 dias
- 2 min de leitura

NOTA PÚBLICA***
Santo André, 17 de janeiro de 2026.
O Comitê Popular do ABCDMRR em Defesa da Venezuela e Brasil do vem a público para comunicar sobre o grande ato realizado neste sábado, 17 de janeiro, no centro de Santo André.
A manifestação, que reuniu dezenas de organizações e movimentos sociais, teve como objetivo defender a soberania do povo venezuelano e de toda a América Latina, condenando as políticas imperialistas e as sanções que violam o Direito Internacional.
O ato transcorria de forma pacífica e pedagógica, com falas que reforçavam a importância da autodeterminação dos povos. No entanto, a manifestação foi alvo de uma clara tentativa de intimidação e violência por parte do influenciador de extrema direita Douglas Garcia, pré-candidato a deputado estadual alinhado ao bolsonarismo.
O referido indivíduo invadiu o espaço do ato, que era legal e previamente comunicado às autoridades, com o nítido propósito de provocar os participantes e gerar conteúdo para suas redes sociais.
De forma deliberada, abordou duas manifestantes de maneira intimidadora. Diante da pronta resistência das companheiras e da solicitação de outros participantes para que se retirasse, Douglas Garcia reagiu com violência física, agredindo um manifestante com um tapa no braço e empurrando outros, o que deu início a um tumulto.
A agressão só foi contida graças à rápida intervenção da Polícia Militar, que acompanhava a manifestação e testemunhou a ação provocadora do influenciador.
O Comitê reitera que a manifestação é um direito garantido pela Constituição Federal e foi devidamente comunicada à Prefeitura Municipal de Santo André e às forças de segurança, conforme Ofício 01/2026.
O ocorrido evidencia a tática de grupos de extrema direita que buscam, por meio da violência e da coação, silenciar e deslegitimar movimentos populares.
Não nos intimidaremos. O enfrentamento a essas práticas fascistas é uma necessidade urgente e se dará em todos os campos: nas ruas, nas redes sociais, nas eleições e no parlamento. Agradecemos a solidariedade de todos os presentes e reafirmamos nosso compromisso com a luta.
Lutar, resistir e derrotar os fascistas é urgente!
Atenciosamente,
COMITÊ POPULAR DO ABCDMRR EM DEFESA DA VENEZUELA .


Comentários