EM DEFESA DA CONTINUIDADE DA TARIFA ZERO EM SÃO CAETANO DO SUL
- Aldo Santos

- 6 de jan.
- 3 min de leitura

A política de Tarifa Zero deixou de ser sonho e é realidade em mais de 130 cidades brasileiras.
Aqui no ABC desde Novembro de 2023 a Tarifa Zero foi implantada na cidade de São Caetano do Sul e os números falam por si, os usuários do transporte coletivo na cidade triplicaram, o que demonstra que existe a demanda, as pessoas se puderem utilizam do transporte coletivo, o que resulta em menos trânsito, mais dinheiro no bolso dos trabalhadores e circulação na cidade.
É com bastante indignação que recebemos as manifestações do prefeito Tite Campanella (PL) que afirmou que irá “mudar o tarifa zero” , que irá bancar somente a moradores de São Caetano. Essa medida simboliza o fim da Tarifa Zero na cidade, e vai na contramão do debate nacional em defesa da Tarifa Zero para todos e todas, como um direito, assim como o SUS e a Educação Pública, deveres do Estado!
A Tarifa Zero não é uma política que se encerra na gratuidade dos transportes, muito pelo contrário, ela deve vir com aumento de frotas, participação popular nas decisões e transparência, fiscalização dos serviços. Exemplos de sucesso não faltam, com destaque à cidade de Maricá (RJ) que criou uma empresa pública para atender a população e incluindo outros modais para transporte, linhas etc. Esse é o caminho, é alterar a lógica do lucro para a lógica do direito aos cidadãos de existir e construir as nossas cidades, como assim o fazem dia após dia, no aperto, nos transportes lotados que simbolizam as condições péssimas a que as pessoas são expostas nas nossas cidades.
O prefeito alega falta de planejamento, mas a população não pode ser penalizada, o caminho deve ser de melhora do serviço oferecido e não de limitação para quem reside na cidade, excluindo quem trabalha na cidade (como os servidores públicos, trabalhadores do comercio, empresas etc) ou mesmo de quem visita e consome os serviços. Criar uma distinção entre pessoas que detém direitos e outras não, fere a nossa Constituição Federal e pode ser entendida como uma medida higienista, contra os pobres e racista.
Questionamos os números apresentados de que anualmente a Tarifa Zero custa 50 milhões, sendo que os números de 2025 por exemplo foram de R$ 38,5 milhões, menos de 2% do orçamento da cidade, numa política que não se limita aos transportes, mas que garante acesso aos direitos: saúde, educação , lazer , trabalho e melhora a qualidade do transito, reduz a poluição em tempos de mudanças climáticas graves, ou seja, cujo a população em geral só tem a ganhar! E garantida com os impostos de todos que circulam, vivem e trabalham na cidade! Questionamos inclusive quem lucraria com sistemas de cobrança e controle que tem garantido mais lucro na mão de empresas que na prática limitam acesso à idoso e estudantes.
Estudos realizados sobre o impacto da Tarifa Zero em São Caetano evidenciam que 90,6% dos usuários do transporte na cidade são contribuintes, sendo apenas 23,7% pessoas de outras cidades, ou seja, pessoas que contribuem, trabalham e vivem na cidade são beneficiadas pelo programa, suas vidas piorariam com essa distinção e o discurso não se sustenta. Todas as pessoas tem o direito de ir e vir!
É preciso coragem para defender o que é melhor para a população, e a Tarifa Zero é vista nacionalmente como uma política que melhora a vida das pessoas. Precisamos cobrar e garantir a melhoria dos serviços públicos e não torná-los privilégios ou acabar com aquilo que deu certo! É preciso aumentar a frota de ônibus, garantir a circulação em horários adequados e nos bairros periféricos que sofrem com falta de linhas. É preciso ter integração com as demais cidades, não se fechar ao futuro! A Cidade de São Caetano do Sul deve se manter como um exemplo que vem sendo seguido em outras cidades do ABC, como Santo André que também já tem estudo de viabilidade para implementar a Tarifa Zero na Cidade!
É preciso coragem política para enfrentar aqueles que lucram há décadas com transporte caro, precário e muito lucro nas mãos poucos!
Por isso defendemos a Tarifa Zero para todos e todas em São Caetano e em todo ABC, sem retrocessos e distinção entre as pessoas! Transporte é direito, para todos os cidadãos!
PASSE LIVRE - TARIFA ZEROJÁ
ENTRE EM CONTATO COM O "COMITÊ REGIONAL UNIDFICADO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM NO ABCDMRR"


Comentários