top of page

Companheiro Rui, sempre Presente!



Rui nasceu em 04/06/64, em Igaci no Estado de Alagoas e faleceu tragicamente em 19/ 09/2021.

Veio para Hortolândia em setembro de 1976 onde concluiu ensino médio no Bento Quirino. Fez Ciências Sociais na PUC Campinas, trabalhou de carrinho no antigo Eldorado e foi frentista. Trabalhou no Café Mano, Banco Bradesco quando já morávamos no Jardim Santa Clara.

Começou a lecionar na Escola Estadual do Jardim Adelaide. Foi presidente da Associação de Moradores do Santa Clara e com a força da comunidade conseguimos luz na Rua, água nas casas e participou da criação da Comunidade São Francisco onde foi catequista. Conseguimos asfalto nas ruas e implantação da Escolas Estadual Santa Clara 2 que existia no papel e ainda era Município de Sumaré, hoje é da Prefeitura.

Participou da Emancipação da cidade como linha de frente juntamente com o Ângelo e Iram. Conquistaram ainda asfalto na SP101, tudo através do movimento do povo organizado, assim como a luta pelo transporte e Creche comunitária pela Associação e depois o CIF da Prefeitura. Além dessas conquistas, conseguiram condições digna de trabalho para os professores, na condição de docente, na escola Estadual Santa Clara 1.

Sempre do lado dos mais carentes, foi Diretor da Câmara Municipal de Hortolândia, valorizou os funcionários e foi dirigente sindical da APEOESP. Sempre solidário, organizaram a luta pelo cartão gratuito para os desempregados e auxílio da prefeitura, juntamente com o Chicão e o Cardoso.

Entendo que é preciso dar as mãos pra dá um basta a essa opressão que se apossou do poder só pra desmontar o que temos de mais sagrado que é a Educação.

Aldo o Rui mandou uma mensagem pra você no dia que a Cecília veio pra ele conhecer, eu guardei: “desejando que a vida da neta fosse compromisso de todos nós com amor, liberdade, fraternidade e vida digna plena de alegria e acrescentou, isso depende de nós, de nossa ação agora já "com a esperteza que só tem quem está cansado de apanhar", mas não se rende a lutar por um país onde prevaleça o Estado Democrático de Direito, com as garantias de vida plena, saúde e educação e sem fome vamos a luta pelas sementes do amanhã.

Finaliza o Rui: mandei para o Aldo, ele pediu pra colocar no grupo do PSOL e mandei duas fotos.

Hoje, há exatamente dois anos se perdia um grande líder da Educação e ainda estou brigando na ALESP pra colocar o nome dele na Escola que sempre lutou por condições digna de trabalho, colocando os alunos em primeiro lugar.

Querido Rui, você foi uma pessoa que dedicou sua vida a Educação e a justiça, sempre lutou por uma educação de qualidade para todos os alunos.

Sua dedicação exclusiva era para que o trabalhador tivesse direito a moradia e salário digno pra viver feliz.

Foi um sonho que ficou na história e hoje fazem dois anos que você foi pra o outro lado da vida, mas escreveu seu nome na história com muito orgulho.


Dona Maria – Liderança Popular da Igreja e dos movimentos sociais de Hortolândia, e mãe do Professor Rui.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page