top of page

ANIVERSÁRIO DE LENIN


Por: Alberto Souza*...



Hoje, aniversário de Lenin, líder maior teórico e prático da Revolução Russa. Uma data a ser lembrada e comemorada por todos e todas que lutam pela libertação da classe trabalhadora ,pelo socialismo.

Lenin, inegavelmente, é um dos clássico do marxismo. Sua capacidade de análise objetiva da realidade objetiva, análise concreta da realidade concreta, colocou-o na condição de principal líder da grande revolução proletária de 1917.


Lenin é um exemplo claro do papel exercido pelo indivíduo na História, ainda que a depender de circunstâncias dada, em contextos de avanço da organização revolucionária coletiva, encabeçada pelas decisões e ações teóricas e práticas de um partido revolucionário.


Lenin era contra qualquer forma de espontaneísmo no processo de conscientização e organização das massas trabalhadoras.Assim, ao seu ver, sem o partido da revolução à frente das lutas da classe trabalhadora, a consciência e prática da classe explorada fica inviável, não avança.


Especificamente, sobre o papel da teoria, Lenin explicitava: " sem teoria revolucionária não é possível a revolução". O que mostra a importância da batalha das ideias, ideológica. A necessidade de se construir a cultura de mudança, em oposição à hegemonia ideológica da classe dominante.


É preciso que a esquerda socialista se volte aos textos de Lenin. Sem o pensamento dele e do marxismo como um todo a classe trabalhadora fica teoricamente desarmada para enfrentar seu inimigo de classe. O que não quer dizer que não haja verdades ditas por autores não marxistas, de métodos diversos.


Sem as ideias iluministas, sem sua teoria de mudança, a burguesia não saberia como agir contra o feudalismo e derrotá-lo.


Sem o marxismo, a partir de seus clássicos,Marx, Engels e Lenin, a classe trabalhadora fica sem ciência e filosofia de transformação da realidade vigente, para a sua libertação.


Alberto Souza - Ex-vereador em SBCampo, dirigente sindical e militante dos Direitos Humanos.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page