top of page

A menor votação da minha vida... a maior alegria!


Por: Marcelo Reina.


Agradeço imensamente o apoio que tivemos na campanha 2020. Foram apoios de andreenses e de outros municípios, perto ou longe, o carinho foi sentido e nos deu força para seguir na difícil tarefa de fazer campanha num cenário de pandemia.

Obtivemos 313 votos (votação insuficiente para eleição), uma queda significativa comparada com nossas votações em outras eleições. A queda era prevista antes mesmo do início da campanha, porém aceitamos as condições para que o partido pudesse alcançar a quantidade de votos necessária para o chamado “quociente eleitoral” (número de votos mínimo para eleger um vereador por partido).


Foi a primeira vez que fiz uma campanha sem entregar panfletos e conversar pessoalmente com as pessoas. Meu trabalho com pacientes com COVID19 impôs uma limitação importante, porém necessária para não colocar em risco a vida de muitas pessoas. Fiz uma campanha à distância (virtual), como deveria ser. Ainda que isso prejudicasse a comunicação na campanha, tenho orgulho dessa decisão.


Mas considerando todas as adversidades, eu também precisava ser candidato, pois é insubstituível a voz de um trabalhador da saúde nessas eleições, especialmente num momento onde o SUS está sob forte ataque, mas também por ser um momento em que a população pudesse compreender verdadeiramente a importância do SUS. Na pandemia, todos foram, e são, testemunhas da grandiosidade e importância do SUS. Fizemos uma campanha em DEFESA DO SUS. E acho que conseguimos passar a mensagem: o SUS é um patrimônio do povo brasileiro que garante os direitos mais valiosos: a saúde e o direito a vida.


Nessa eleição o PSOL Santo André conseguiu um feito histórico, eleger o primeiro mandato de vereador do partido na cidade: Prof. Ricardo Alvarez. Os votos em nossa candidatura ajudaram alcançarmos o quociente eleitoral que elegeu Ricardo Alvarez. Ricardo é um grande amigo e foi quem iniciou tudo, foi quem fundou o PSOL na cidade, foi quem preparou a terra há cerca de 15 anos para que hoje pudéssemos colher frutos. O quociente eleitoral conquistado é por nós buscado há anos, não foi uma conquista fácil e fruto do acaso, mas sim obra de muita luta e empenho do Ricardo e de tantos que caminharam conosco nesses anos de PSOL. Ricardo Alvarez agora se torna o vereador dos 306 eleitores do Marcelo Reina e acumulará as demandas dos bairros de todos os vereadores do PSOL que se candidataram, assim, todas as minhas propostas e compromissos estão mantidos e são transferidos para o grande e respeitável camarada Ricardo Alvarez. Tenham a plena certeza que ele será um grande defensor do SUS em Santo André, será um porto seguro para todos os profissionais da saúde e estaremos sempre juntos no mandato. Parabéns Ricardo Alvarez, parabéns PSOL. Força Ricardo, estaremos juntos com você!


Gostaria de agradecer muitas pessoas que nos ajudaram na caminhada dessa campanha: Ronaldo Maia, Eder Martellini, Giu (Celeste), Cristiane Fisio, Lilian Damasceno Marques, Burato, Roberta Ragi, Albert Pinheiro, Fidel Carlos Santos, Ariane Dnt, Sergio Narciso Dazrua (anjo que caiu do céu para ajudar na propaganda digital), Ugo Gabriel Mayz, Sandra Pentristo, Andreia Andréia Catto, Massa, Proposta, Hainra Asabi, Sâmia Bomfim, Aldo Santos, Carolina da prestação de contas, Leonardo PSOL, Alberto Canuto e Douglas Belchior. Agradecimento especial para minhas irmãs Fabiana Reina May e Priscila Reina Siliano: obrigado pela ajuda, amo vocês.

E ainda, gostaria de agradecer especialmente: Carlos Wellington: um militante incansável. Fez campanha para Marcelo Reina (defenda o SUS), Proposta, Massa, Drica, Bruno Daniel... na cadeira conquistada na câmara de vereadores tem o suor do Carlos. Frio, chuva, calor, dia, noite... não tem hora. Carlos é, sem dúvidas, um dos militantes da esquerda mais dedicado a ações concretas que eu já conheci em toda minha vida. Obrigado pelo companheirismo, amizade, conselhos, ombro amigo nos momentos de descontrole, obrigado por fazer acontecer essa candidatura. Se não fosse por você, talvez a candidatura não aconteceria. Obrigado meu irmão.


Meu pai Osvaldo e minha mãe Valdeci: Vocês são incríveis. Mesmo eu pedindo para não participarem da campanha, vocês fazem questão de participar e de organizar a comunidade da Palmares e Sacadura Cabral. Meus pais nunca leram 18 Brumário, O capital ou o Manifesto, mas têm uma consciência de classe quase que inata. Na rua, no caminho para igreja, nos comércios, minha mãe conseguia falar da importância do SUS para o nosso povo. No último dia de campanha eu tinha marcado uma Live sobre “Diabetes e o SUS” as 20:00, porém fiquei preocupado que meu pai estava na rua colocando panfletos nas casas e inda não tinha voltado. Larguei a Live e sai a procura dele com o carro nos bairros do entorno e de repente recebo uma ligação no celular, ele havia voltado para a casa. Eram 21:00 horas. Ele havia saído ás 08:00 da manhã e levado um lanche numa bolsa e só voltou as 21:00 quando acabou todos os panfletos. Que porra de candidato nesse mundo tem a sorte de ter uma mãe e um pai desses¿ Nenhum. Eu sou o candidato mais feliz do mundo porque faço campanha com meu pai e minha mãe!


Minha esposa Ester Megumi: te amo. Obrigado por acreditar em mim, confiar em mim, e viver comigo essas loucuras que insisto em fazer e repetir. Obrigado pela bronca quando fico atordoado, obrigado pela calma quando estou confuso, obrigado por me fazer sentir que ainda que eu perca tudo, não tenha um único votinho sequer, eu terei você ao meu lado. Infelizmente eu não consigo sofrer sozinho nas eleições e acabo dividindo isso com você, me desculpa. Mas é maravilhoso dividir os momentos de alegria também. Te ver na porta me esperando no domingo foi uma das coisas mais maravilhosas que experimentei nessa campanha. Você é minha companheira. Eu te amo.


Além da vitória em Santo André, comemoramos a eleição de Débora Camilo em Santos, Luana Alves e Elaine do Quilombo Periférico em SP. Foram 3 candidaturas que apoiamos prioritariamente nessas eleições.


Agradeço imensamente nosso candidato a prefeito Bruno Daniel que se colocou na disputa ao executivo e trouxe consigo mais de 25 mil admiradores e votos que ajudaram o PSOL ser o terceiro maior voto de legenda da cidade. A votação de Bruno Daniel foi a maior votação da história do PSOL na cidade. As limitações organizacionais e orçamentárias do partido nos fazem acreditar que a votação de Bruno Daniel está longe de ser o teto possível, pois observamos durante nossa campanha que praticamente 100% das pessoas abordadas ficavam encantadas com a candidatura de Bruno. Infelizmente não conseguimos levar a mensagem para toda a cidade. Tudo isso nos leva a ter esperança de um êxito futuro.

Com a eleição do Ricardo Alvarez, com o primeiro mandato do PSOL Santo André, sinto que liberto meu coração de um compromisso de transformar o PSOL Santo André numa ferramenta de luta para os trabalhadores. Está feita, nos trilhos, é só regar e cuidar que nascerão muitos outros frutos num futuro. Meu coração está feliz, socialista e livre.


Agradeço imensamente todos que nos acompanharam em mais uma luta. A eleição em Santo André acabou, mas a luta não. Temos um prefeito para elegermos em São Paulo e depois construirmos o socialismo na nossa base social diária. Lembra da minha promessa de campanha que lutaria pelo SUS e pelo povo mais vulnerável¿ Pois é, eu não fui eleito, mas cumprirei minha promessa de campanha. Faço isso porque acredito nisso, porque amo meus irmãos e não será o TSE que vai me autorizar ou desautorizar lutar pelo nosso povo.


Ao final das eleições os ratos voltam para os esgotos... ficam os lutadores sociais que tentam transformar o mundo em um lugar melhor para TODOS viverem.


Viva o SUS, viva a saúde, viva a vida e viva a revolução.


Vamos Boulos e Erundina 50!


Marcelo Reina 50133 Defenda o SUS #DefendaoSUS #marceloreina50133

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page