top of page

A CIA e a Bahia!!


Por:Joaquim Netto!!!




Deveras angustia ter absoluta consciência de que os ianques desde o início do século XIX com James Monroe (doutrina Monroe) interferem na política interna brasileira.

Na década de 60 do século passado a CIA - Agência de inteligência norte americana - "jogou" pesadíssimo. A geopolítica internacional foi o combustível. A questão da China, a revolução cubana, a teologia da libertação. Eles- os ianques- imaginavam que haveria uma cubanização da América Latina. Uma verdadeira paranóia. E, olhe! pasme! comandava a "White house" um dos únicos presidentes católicos e do partido democrata: JFK!!

Pois bem!! Achavam o governo João Goulart de esquerda que levaria o Brasil ao Comunismo como China, Cuba... Ações da Cia!!


1 - Articularam, com apoio dos militares, o golpe de 64.


2 - Incentivaram a divisão nas entranhas do cristianismo. Financiaram a criação de várias igrejas neopentecostais: Universal, etc etc... Muitos pastores se transformaram, conscientes ou inconscientemente, em agentes da CIA. Não foi milagre esse Império econômico criado por Edir Macedo, um ex-funcionário da Loterj no Rio de Janeiro.

Agora, novamente, a CIA agiu fortemente para destruir a imagem do Lula e do PT. Veja! Não estou aqui fazendo apologia do PT. Não! São fatos. Aqui, usaram outros mecanismos. O "lawfare", por exemplo. Uso do Poder Judiciário aliado à mídia para desconstruir adversários. Nunca engoliram a política soberana, externa colocada em prática no governo Lula. A criação dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul), a posição resolutiva do Brasil na questão árabe/judaica, o fortalecimento das relações aqui no cone Sul do continente... Não tenho dúvida (E o "modus operandi" é mais do que evidente) de que Sérgio Moro, Deltan Dellagnol agiram como agentes da Cia infiltrados no Brasil.

Há que se destacar o papel das forças armadas (sobretudo do Exército) ao longo de toda história da República brasileira e, sobretudo, agora, escorando o governo do capitão.

Mais as forças populares organizadas não tem tanta força. E o lumpenzinato é usado ideologicamente. Foi assim em 64. A marcha das famílias contra o comunismo. Que comunismo? Qual? Há, como se vê, uma batalha também no campo ideológico.

Os ianques se apresentam ao mundo como a "América"!! É tudo deles: do Alasca à porção mais meridional da Argentina. Aliás, Monroe já dizia no inicio do século XIX: "A América para os americanos ". Ou seja: para eles! E ai daquele que ousar dizer não!!

Atenção!! Não subestimemos as adversidades. Mais razão, menos emoção, menos ilusão!! O atual governo de extrema direita tem respaldo nas forças armadas, é populista, fascista... Não é só apoiado por parte da população brasileira. Getúlio Vargas não ficou no poder por tanto tempo por que tinha apoio popular. Ficou por que tinha apoio do Exército brasileiro. Não se esqueça que era filho do general Manuel do Nascimento Vargas. Tinha um irmão (Benjamim) militar e muito influente!!

Como diz, Marcolino Preto, um conterrâneo: "De maneira que: vão devagar, pois o santo é mesmo de barro..."!! Caetano Veloso diria: "Ou não"!!!


Joaquim Netto -Histórico combatente pelos Direitos \humanos.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page