top of page

A Casa lar!!


Que mundo é este?!?


Casa e lar não são sinônimos! Significantes e significados totalmente diferentes. E, às vezes, a gente sequer dá conta, percebe. Lar é mesmo o doce lar, o aconchego, local familiar. Muito familiar!! Casa é mais comercial: "Casas Bahia", "Casas Pernambucanas"!! Em inglês há uma diferença expressa: "house" = casa e "home" = seria a casa lar, ou, simplesmente, lar. Há "White House" (Casa Branca) em Washington DC onde, claro, não é o lar da família do presidente dos EUA. O mesmo ocorre com a Casa Rosada em Buenos Aires, na Argentina.

A gente luta, luta e luta muito para, um dia, ter o direito a um lar, doce lar. Não uma casa, simplesmente.

O Brasil, incrível! tem quase 9.000.000 de quilômetros quadrados e muitos brasileiros sem um lar. Com muita peleja dos movimentos populares, hoje, moradia é direito constitucional assim como saúde, educação...Estou a imaginar... Pensem comigo... Será que milhões de famílias brasileiras que vivem nas favelas cariocas, paulistanas, soteropolitanas...têm um lar, doce lar? Você, meu caro, que ora ler este texto, já esteve "in loco" numa favela? Já? Então, tire aí, as suas conclusões...

E a gente percebe as distorções em todas as grandes cidades, sobretudo. A gente até diz, numa atitude um tanto quanto discriminatória, tal área é nobre e tal área não. E pior: atribuímos as áreas (bairros) mais pobres, a violência e até (ingenuamente, será?) alertamos: Cuidado! Você pode ser assaltado por ali...

Muitos companheiros e companheiras da luta por moradia já não estão por aqui: padre Ticão, dona Jandira, Benedito...E a luta não é tão somente por uma casa, mas uma casa lar!

Vários lares formam uma COMUNIDADE, um local onde todos vivem em comunhão, em paz! Não é bacana!!?? Por incrível que pareça, lar, doce lar não "cai" do céu!! Os poderosos se julgam os "donos" deste mundo. É preciso lutar e lutar muito por uma casa lar!! Viva o MST!! Viva o MTST!!

Lá na Amazônia agora, heim!!


"Não posso respirar, não posso mais nadar. A terra está morrendo, não dá mais pra plantar..."


" ...E nem o companheiro Chico Mendes sobreviveu..."!!


Credo!! Que mundo é este? Heim?



62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page