top of page

A ARROGÂNCIA É O ESPINHO DO AUTORITARISMO




Prof. Chico Gretter - filósofo***


ELEIÇÕES DA APEOESP: Uma reflexão necessária!


Recebi dias atrás uma mala direta da Chapa 1 da Diretoria/situação com propaganda da mesma e ataques à oposição. Com certeza essa correspondência mala direta foi enviada para todos os filiados/as da APEOESP! Quero fazer aqui algumas observações e pedir esclarecimentos: 1) A chapa de oposição também tem acesso aos endereços dos associados para poder enviar mala direta? 2) Quem pagou a correspondência da mala direta enviada?


O texto da Chapa 1, assinado pela atual presidenta, faz acusações graves à oposição com generalizações apressadas (falácia lógica), como se os únicos lutadores da categoria fossem da Chapa 1! Como se eles também não quisessem manter o poder na APEOESP o qual detêm por décadas! Como se fôssemos mentirosos, como se não estivéssemos "nem aí" para as lutas da categoria. Ora, as lideranças e professores/as da oposição sempre estiveram presentes nas manifestações, carreatas e atos convocados por nosso Sindicato em 2020-2021; fui testemunha disso na maioria desses atos dos quais participei, mesmo em plena pandemia! Penso que esse tipo de ataque rasteiro não ajuda na luta e não melhora nossa organização.

Lamento que as campanhas das próximas eleições gerais da APEOESP comecem com esse tipo de narrativa desleal e no mínimo desrespeitosa. Creio que essa maneira de fazer política, própria da direita raivosa, não combina com a esquerda esclarecida e muito menos com nossa condição de educadores/as. Tais práticas só deseducam e criam conflitos desnecessários. Os professores da rede estadual estão cansados dessa prática demagógica, seja de um lado ou de outro.


Certamente o nosso Patrono da Educação Nacional – Paulo Freire - deve estar muito triste com tais atitudes, assim como certa vez manifestou seu descontentamento quando era Secretário da Educação do Município de São Paulo no início dos anos 90 – gestão Luíza Erundina. A gente precisa “aprender a aprender”, né! E ética nunca é demais.




Desejo boa e respeitosa campanha a todas e todos os/as educadores/as! Que vença o melhor!





São Paulo, 02/02/2022.

*Prof. Chico Gretter - Conselheiro Estadual pela Subsede Oeste-Lapa; 35 anos no chão da escola, mestrado em Filosofia e História da Educação.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page