top of page

Seu Lunga e eu


ree

(Prof. Chico Gretter)*


Numa reunião virtual que fiz com amigos me compararam com o "Seu" Lunga, cearense cabra da peste, um personagem folclórico do Nordeste. É uma honra ser comparado com esse cearense, nordestino aperreado, inteligente e que não tolera burrice! É um tanto quanto grosso, ríspido, mal-educado como se dizia antigamente; mas Seu Lunga é sincero e autêntico...até demais. É, somos parecidos em vários aspectos, mas temos algumas diferenças fundamentais. Quais diferenças?

Não sou calmo, sou muitas vezes estúpido, detesto hipocrisia e não nasci no Nordeste do Brasil, mas no Sudeste. Seu Lunga pensa a partir de seu mundo local, eu que já pensei assim, hoje penso a partir dos grandes pensadores da História da Filosofia; mas nunca abandonei as minhas raízes caipiras do interior paulista e paranaense. Nossas diferenças não nos colocam um acima ou embaixo do outro.

Quem pensa, pensa sempre a partir de um local, de um "topoi", de um centro de referência que hoje chamam "lugar de fala". Só que meu lugar de fala não é minha etnia, não é meu sexo ou opção sexual, não é minha cor ou grupo social. Meu “lugar de fala” são os conceitos desenvolvidos na história da Filosofia, das referências filosóficas ocidentais, pois me tornei filósofo. Seu Longa não é filósofo? No sentido do que entendemos por Filosofia, não é! Mas ele não pensa filosoficamente? Pensa!

Seu Lunga parece seguro, feliz, sabe o que fala e não duvida de suas crenças e ideias. Eu não tenho essa segurança, não sou "feliz" dessa felicidade pura e até mesmo ingênua; e duvido o tempo todo! Mas numa coisa somos muito parecidos, pois ambos somos filósofos, estes seres "desajustados" que vivem questionando tudo, inclusive a si mesmos. Somos “filósofos” por que nosso pensamento é autônomo, crítico e ácido; nós, como Nietzsche, filosofamos a marteladas; e somos "humanos, demasiado humanos"!

Há muitas diferenças e semelhanças entre eu e o Seu Lunga; mas numa coisa eu perco para ele: seu pensamento, seu cinismo (grego) e suas rugas foram forjadas do "barro do chão" onde vem o Baião de Luiz Gonzaga e todos os sanfoneiros do Nordeste. O Forró que vem do barro do chão e alimentou e deu de beber a todas as "Vidas Secas" que um dia tiveram que fazer uma "Triste Partida" para não morrer no sertão do agreste. Seu Longa pensa, vive e fala ao ritmo de "Asa Branca", "Súplica Cearense", "Assum Preto", "Vida de Viajante", "Sala de Reboco" e tantas outras obras primas. Seu Longa tem nas veias o ritmo que vai revolucionar o Brasil e, quem sabe, o mundo! Eu sou apenas um caipira do interior que acordava de madrugada com os sons sertanejos da Rádio Tupi ou Bandeirantes, com as duplas Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Zico e Zeca, Milionário e José Rico, Pena Branca e Xavantino e tantos outras.

Como nós brasileiros, do Sul e do Norte, somos tão diferentes e também tão semelhantes. Quem sabe um dia a gente aprende e se une como profetizou um longínquo alemão que foi enterrado em Londres: "Trabalhadores do mundo, uni-vos"! Quem sabe um dia a gente aprende a se unir com as nossas diferenças e a agir, não apesar delas, mas por causa delas!

Obrigado, Seu Lunga, por ser tão chato! Obrigado a quem me fez conhecê-lo tão tarde. Eu que conhecia apenas Ariano Suassuna! Esse então nem merece atenção, né! Nem é preciso falar de Paulo Freire, um Pernambucano que não deve nada ao alemão Marx quando o assunto é Educação e coisas que se contam debaixo dos pés dos jequitibás pelo sertão, sob o sol que brilha e queima, mata e dá vida, que o Karl não conheceu. Porém, eu sempre digo: um dia "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão"!!! Obrigado, Seu Longa!


São Paulo, 18/07/2022

*Prof. Chico Gretter: professor de Filosofia por 35 anos, mestrado em História e Filosofia da Educação, Conselheiro Estadual da APEOESP e presidente da APROFFESP.

2 comentários


jodelicealbino
jodelicealbino
27 de jul. de 2022

Seu Lunga num deixa nada passar por despercebido, provoca as inquietudes em tudo que vê. Bela partilha.

Curtir

Rose Bernardo da Silva
Rose Bernardo da Silva
25 de jul. de 2022

♥️👏🏾👏🏾Me emocionei com texto tão lindo e verdadeiro.

Curtir

@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page