top of page

O QUE É FILOSOFIA OU FILOSOFAR?


Definições variadas e diversas de professores/as sobre o que se entende sobre o conceito de “Filosofia” ou de “Filosofar”.


1. “Todo dia é dia de filosofia, como se fosse o nosso AR que respiramos para viver. A Filosofia não é simplesmente uma ciência do pensamento, fruto de escritos, reflexões, teorias, mas um modo de vida! Já afirmavam e viviam os antigos filósofos gregos esta pratica diária nas ágoras e nas reflexões peripatéticas (Os peripatéticos foram alunos oriundos da escola fundada em 336 a.C., cerca de 50 anos depois da Academia de Platão, quando Aristóteles abriu sua escola filosófica no Liceu em Atenas.) Vale a pena nos dias de hoje lembrarmos e revivermos o que Parmênides afirmava”. (Manoel cordeiro)


2. “A ontologia é o estudo do ser enquanto ser, e é exatamente a isso que Parmênides de Eleia se dedica. Em sua única obra escrita, o pré-socrático discorre sobre o ser, a realidade e o conhecimento. Assim começou a nossa Filosofia e dela todas as outras ciências. Viva a Filosofia e aqueles que ousam vive-la no dia a dia”!!!

“Quanto a mim a filosofia é a arte de fabricar, construir e desconstruir raciocínios e pensamentos abstratos transformando-os em concretude na relação cotidiana não somente de si para consigo mesmo como também para com os outros e todas as circunstâncias que nos envolvem quer seja conscientemente como de modo ingênuo e inconsciente por parte daquele que se propõe a filosofar.” (Anderson Araújo)


3. "A filosofa é arma de guerra, que se projeta como farol para o revolucionário e se materializa na práxis do guerrilheiro e das guerras libertárias na construção de num mundo novo, numa constante dialética planetária”. (Aldo Santos)


4. “A Filosofia é o conhecimento em si, é a aprendizagem por excelência, o pensar livremente, por isso é a mãe de todas as ciências.” (Elaine Camilo)


5. “A Filosofia é uma parte do todo. A Filosofia é parte da parte. A Filosofia é um todo em toda parte”. (Marcos Silva e Silva)


6. “ A filosofia é a mãe da sabedoria .” (Aldacy)


7. “Filosofia é a atitude da busca, da procura da essência de tudo o que é real, aparente ou invisível.” (Antonio Capellari)


8. “Filosofia é um olhar mais apurado diante do que se vê momentaneamente”. (Maria Terezinha Corrêa)


9. “Filosofar desperta em mim a ignorância para que sucumba de vez.” (Katia Regina Peclat Terlone)


10. “ Filosofia é o modo mais rigoroso de enxergar a realidade, é o modo de fazer o pensamento voltar-se a si mesmo na tentativa de indagar o que já foi, é e será indagado sem que se interrompa um aprender um recomeço e do novo!!” (José do Carmo Caroba)


11. “A filosofia é a ferramenta que o homem tem para investigar a verdade, não para proclamá-la de forma definitiva, mas sim para tatear o saber verdadeiro em um universo infinito de coisas e questões a se descobrir e reinventar”.

“O pensador nos convida a duvidar e nesse movimento conceber um senso crítico que nos guiara no caminho da verdade sem, no entanto, nunca consolidá-lo, mas apenas obter um olhar fortuito e parcial.” (Paulo Santos)


12. “Filosofia é buscar dentro de si um pensamento crítico e visão parcial.” (Gracinda Silva)


13. “ Filosofia é a busca da claridade do eu, do outro e do mundo.” (Lúcia Denardi)


14. “ Não sei definir o que é Filosofia. Só sei que Filosofia é muito mais do que qualquer definição”. (Valderez Coimbra)


15. “Filosofia é a abertura do eu para o outro e do outro para o eu.” (Will Mendes)


16. "A Filosofia é o conhecimento em si, é a prática do diálogo por excelência, por isso é a mãe de todas as ciências. " (Elaine Rhiannon)


17. “A filosofia é o caminho para a busca da essência universal das coisas.” (José Carlos Carneiro)


18. “A Filosofia é uma porta com infinitas possibilidades. Quando adentramos, mesmo que pela menor fresta, precisamos estar preparados para enxergar o inimaginável. Cabe ao explorador a ousadia de quebrar paradigmas ou recuar e aceitar o mundo pela lente de outro explorador.” (Andréa Lacerda estudante de Filosofia)


19. “O mais interessante da filosofia é que ela é um, conceito, ela cria conceitos, e sempre que necessário, explica conceitos das mais diversas áreas.” (Sandro Rinaldi Feliciano)


20. “A filosofia é a tradição que abriga aqueles (as) que não se contentam com uma realidade caótica imposta pela tirania.” (Aldo Santos Junior)


21. “A Filosofia é como a Coruja de Minerva, só alça voo ao entardecer. Não faz previsão, não se coloca como adivinha, não joga cartas, porque trabalha com os fatos. E nesse processo, busca analisar, interpretar criticamente e trazer novos conhecimentos para a transformação da realidade concreta.” (Ivo Lima)


22. Filosofar é refletir com rigor sobre os fundamentos do saber, dos valores éticos, estéticos, políticos, etc. É o pensar-refletir que se volta sobre si mesmo e indagar sobre a racionalidade de suas afirmações e premissas, é ir às raízes do conhecimento e questioná-las, colocá-las à prova. Filosofar é também indagar sobre o sentido e o significado da existência humana, individual e coletiva, é perguntar sobre o sentido e significado do mundo, da realidade e da vida. O filósofo certamente não é o homem das certezas definitivas, mas se recusa a ser também o homem das certezas momentâneas; filosofar é duvidar, é destruir a marteladas as ilusões, o pseudo-saber, as verdades e os dogmas que se pretendem eternos e imutáveis! (Chico Gretter).


Atividade desenvolvida pelo Professor Chico Gretter, diretor da APROFFESP

e Professor Aldo Santos, diretor da APROFFIB.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page