top of page

Com a chegada da inteligência artificial, o futuro do trabalho está ameaçado?


João Viana***



A inteligência artificial já está ligada a maneira como interagimos com o mundo. Devido a automação de tarefas repetitivas e a capacidade de processar grandes caixas de dados em tempo real, a inteligência artificial está revolucionando o mercado de trabalho. No entanto, essa inovação também tem seu lado sombrio.

De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, até 2025, cerca de 85 milhões de empregos serão eliminados pela automação e inteligência artificial. Profissões como caixas de supermercado, atendentes de telemarketing e motoristas de caminhão estão no topo da lista de profissões que serão extintas. Por outro lado, novas profissões como engenheiro de aprendizado de máquina, especialista em segurança cibernética e cientista de dados estão surgindo. Mas será que a inteligência artificial irá criar empregos suficientes para substituir aqueles que serão eliminados? Será que a sociedade estará pronta para enfrentar essa mudança radical nas relações de trabalho? Essas questões são importantes e precisamos considerar à medida que a tecnologia continua a evoluir e moldar o futuro do trabalho.

A inteligência artificial pode oferecer benefícios imensos como automatizar tarefas repetitivas e monótonas, liberando o trabalhador para se concentrar em tarefas mais criativas e estratégicas ou melhorar a tomada de decisões com base em dados, padrões e tendências que seriam difíceis de detectar pelos humanos, mas pode levar ao agravamento das desigualdades sociais uma vez que a IA tende a exigir habilidades mais avançadas, o que pode dificultar ainda mais a inserção de pessoas menos qualificadas no mercado de trabalho. É importante que os governos, empresas e indivíduos estejam preparados para as mudanças que virão. Devemos estar atentos e trabalhar juntos criando soluções para garantir que a tecnologia seja utilizada de forma responsável e ética. A inteligência artificial chegou para ficar! E você, já está se preparando para tantas mudanças?


João Viana***

CEO da empresa JV Social Media


Acompanhe o ABC da Luta e fique por dentro das notícias mais relevantes sobre política, educação, direitos humanos e muito mais! Acesse nosso site, não perca nenhuma atualização e esteja sempre informado sobre o que acontece no mundo!

116 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Chico Greter
Chico Greter
Apr 15, 2023

Essa "Inteligência Artificial" não é artificial porque ela é criada e dominada pelo homem. Mas que homens as controlam e com qual objetivo? Esse é o problema!

Like
bottom of page