top of page

Organizar, Ocupar, Construir e Resistir!


Aldo dos Santos ***


Toda ocupação exige efetiva resistência por parte dos moradores e dos apoiadores. Assim foi a luta e a conquista da Vila Lulaldo em 03 de dezembro de 1989.

Veja e escute alguns depoimentos diante de mais uma ação de reintegração de posse acolhido pela justiça, contra os moradores.

Foram muitas manifestações, paralização da Anchieta, protestos na Câmara, na prefeitura e assembleias permanentes na região.

Há 34 anos a Vila Lulaldo está constituída, organizada e com boa parte dos benefícios, e agora, avança no processo de urbanização e fortalecimento da unidade e organização dos moradores, rumo a novos projetos.

Este é um exemplo de luta direta e de enfrentamento a um dos pilares do capitalismo que é a propriedade privada, a concentração de terra e riqueza em posse da Burguesia.

Esta ocupação também é um importante exemplo de como tornar os terrenos particulares voltados para a especulação imobiliária bem como os terrenos ociosos do poder público para que os mesmos cumpram sua função social como determina a Constituição Federal do Brasil.

Exija que as prefeituras constituam um banco de terra para fins sociais, senão, a poder público vai vender seus terrenos para a iniciativa privada visando a construção de moradias de alto padrão e os pobres mais uma vez ficam na Rua da amargura.

Enquanto existir o capitalismo, vai existir a Necropolítica e a classe trabalhadora, estará condenada à infelicidade.

A vida só vai mudar se você mudar sua leitura de mundo e tomar partido ao lado da nossa classe, na vida coletiva dos empobrecidos!

É urgente a reforma agraria e urbana sob controle dos trabalhadores.


Quem luta conquista, junte-se a nós!


Este registro foi feito em fevereiro de 1990.



Enfrente!

118 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page