top of page

EUREKA E EURECA!

Atualizado: 22 de fev. de 2023


Aldo dos Santos***



Há 32 anos o Bloco de Carnaval EURECA resiste e tem presença marcante na abertura do carnaval na região do grande ABCDMRR.

“O Bloco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente, começou a ser pensado logo após a aprovação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, em julho de 1990. O Bloco surgiu a partir da ideia de um grupo de educadores/as. A proposta foi de divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente, através de uma ação lúdica que mobilizasse a sociedade civil e o poder publico e garantindo a participação massiva de crianças, adolescentes, familiares e de pessoas engajadas na luta da defesa e garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes. Saímos as ruas em formato de bloco carnavalesco, reivindicando a garantia de direitos. O primeiro desfile do Bloco EURECA, ocorreu em fevereiro de 1991, no Município de São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo, o tema adotado na ocasião foi: "Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente". (Texto de divulgação do bloco em 2003)

O contexto político na década de 90, na cidade de São Bernardo do Campo estava efervescente, em plena gestão do Partido dos Trabalhado, tendo como prefeito da cidade, o advogado do sindicato dos metalúrgicos, Mauricio Soares e Djalma Bom-vice.

Em 1991 grandes debates estavam na ordem do dia no território de São Bernardo. Realização de manifestações culturais pela cidade sobre o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a repercussão da recente ocupação da Vila Lulaldo no Riacho Grande e várias manifestações sobre o Passe livre Estudantil, tencionando o Executivo, o legislativo, o Partido e o movimento estudantil.

Explicitamente o Bloco EURECA estava dentro de um novo contexto politico, vinculado ao grande avanço com a recente aprovação da Lei do ECA-Lei 8.069 De 1990.


Indiscutivelmente, uma grande conquista e descoberta, pois, quando o movimento se une e descobre sua força, seus direitos, assume assim o protagonismo da vida social e política, tomam as ruas da cidade anunciando e gritando que “descobrimos “o caminho da luta, da resistência e da urgência em construirmos um mundo novo.

Ao ter contado com a formulação EUREKA, do pensamento Grego, refleti sobre o possível relação com outra história envolvendo o importante Matemático e pensador Arquimedes, que ao descobrir um dos “enigmas” da matemática, saiu gritando pelas ruas, EUREKA, que etimologicamente significa: eu descobri.

Eis a síntese da história:

“Tudo começou em Siracusa, na região da Sicília, na Magna Grécia (sul da península Itálica colonizada pelos gregos), no ano de 287 a.C.. Foi quando Arquimedes, um gênio que estava séculos à frente do seu tempo, nasceu.

"Não há outro matemático na Antiguidade, nem na história, que chegue perto de Arquimedes", disse à BBC Chris Rorres, professor emérito de Matemática da Universidade Drexel da Pensilvânia, nos Estados Unidos, quando o manuscrito foi recuperado.

Arquimedes é popularmente conhecido como o homem que gritou "Eureka!" na banheira.

Ele estava tentando resolver um mistério sobre a coroa de ouro do rei.

O monarca suspeitava que o ourives que fabricou a coroa tinha misturado prata, metal mais barato, ao ouro que ele tinha fornecido para confecção do objeto.

A coroa tinha o peso certo (equivalente à quantidade de ouro fornecida pelo rei), mas como a prata é mais leve do que o ouro, a questão era: será que a coroa tinha um volume maior do que se tivesse sido fabricada em ouro maciço?

Certa vez, ao entrar na banheira para tomar banho, Arquimedes percebeu que quanto mais seu corpo ficava submerso, mais água transbordava. A partir desta observação, ele concluiu que poderia estabelecer quão grande era a coroa do rei ao imergi-la em um recipiente com água e medir a quantidade de líquido que seria deslocado.

Dizem que ele ficou tão entusiasmado com a descoberta que saiu imediatamente do banho e correu nu pelas ruas de Siracusa gritando "Eureka", que em grego significa "descobri".(https://www.bbc.com/portuguese/geral-42494730)


Como podemos verificar, entre as duas narrativas, existe um ponto em comum, na medida em que a contribuição de Arquimedes foi determinante para a ciência e o pensamento grego universal, ao mesmo tempo em que a outra história, liderada pelo movimento Meninos e Meninas de Rua, através do Bloco de carnaval, EURECA, também foi fruto de permanentes indagações filosóficas que estão relacionadas com a descoberta de que os excluídos em movimento também gritam: “descobri” que é na ruptura e superação com o passado, com o atraso e com a exclusão que rumamos para desvendar o mundo da opressão do capital, também pode e deve ser destruído pela tomada de consciência de classe e que a história da humanidade pertence a classe trabalhadora, produtora da riqueza, mas excluída da partilha.

Ao conquistarem a aprovação da ECA, gritam nas ruas da cidade para todos e todas escutarem: temos força e só depende da nossa própria força, da nossa própria luta para alcançarmos um mundo melhor.

EUREKA é a descoberta e um salto na história da humanidade, o EURECA é o estatuto que dignifica e alarga os direitos, historicamente subtraídos.

Lutar, defender e agir em prol de um mundo novo é preciso!

Eu descobri que EUREKA o EURECA é logo aqui que está por vir!


Aldo dos Santos - Ex-vereador em sbcampo, militante das apeoesp, da filosofia da revolução e filiado ao Psol.



ATENÇÃO: CURTIR, COMPATILHAR E COMENTAR NESTE ESPAÇO PARA CONHECIMENTO DO/A AUTOR/A OU CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA. COMUNICAÇÃO ENGAJADA É TAMBÉM TRIBUNA DE DEBATES E DENÚNCIAS RESPONSÁVEIS.




233 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page