top of page

Dia Internacional da Mulher!!



Por: Joaquim Neto .


Dia Internacional da Mulher!!

Amanhã 08/03/21

Hoje acordei pensando nas mulheres. Olhei ao retrovisor e vi: Maria de Nazaré, Rosa Maria, Rosa Luxemburgo, Dulce dos Pobres, Teresa de Calcutá, Hannah Arendt, Margarida Alves, Nha' Chica de Baependi, Graça Machel, Indira Ghandi, Maria da Penha...

Pensando em mulher, penso mãe e mãe é MÃE! Ponto! Os filhos, filhas têm sempre um carinho todo especial pelas mães e estas pelos filhos e filhas. É um carinho mensurável que conhecemos por: Amor de mãe, materno! E tem motivos de sobra para tanto amor, claro! Vida intra-uterina, primeiros cuidados, a quantidade de genes superior aos genes paternos por conta do DNA mitocondrial, dentre outros. Mãe é sempre confidente. Nunca inconfidente!

E por que, historicamente, a submissão? A maior força física (maior massa muscular) do sexo masculino? A economia? Tendo em vista que à mulher foi dada, num primeiro momento, tarefas domésticas e ao homem a busca do sustento da família. Será?

Lembrando aqui de um poeta do arcadismo brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga. Este tem uma obra cujo título é: "Marília de Dirceu". Dirceu é o pseudônimo (comum no arcadismo) do autor em questão. Por quê não "Dirceu de Marília"? Heim? É, mas eu tenho um cunhado chamado Ze' de Virginha. Esta é minha irmã, óbvio. Outros tempos! Ainda bem!

Amanhã, 8 de março de 2021, dia Internacional da Mulher. Parabenizo a todas!! Os novos espaços ocupados por elas na sociedade hoje, não foram dádivas do além e nem adjutório dos homens. Foram conquistas, labutas delas!! E ainda há muito a conquistar! Somos iguais civilmente. Está lá na constituição da República Federativa Brasileira, no caput do artigo 5:


"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de quaisquer natureza..."


As diferenças existentes (anatômicas, fisiológicas...) são para somar, adicionar. Coisas sábias da nossa mãe natureza!

Viva todas as mulheres do mundo!! Viva!!



Joaquim Netto!!


Obs. Foto de Maria Bevenuta de Jesus, participando de um congresso da ALS.

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page