Concertado e consertado!!


Por : Joaquim Netto .



Como nós, seres humanos, também os países não sobrevivem completamente isolados, sobretudo na atualidade.

É importante também que haja uma agregação calcada numa planejamento tático e estratégico. No universo entre as nações não há fraternidade na prática, há interesses... Necessário, portanto, uma certa seletividade.

O governo Lula havia uma política externa definida, clara e, escorada nela, agia a diplomacia. Priorizar os vizinhos do Cone Sul americano (Mercosul), países do "Sul" (África), defender as decisões da ONU no que tange ao conflito envolvendo palestinos, árabes, Irã ... Enfim: uma política externa soberana, ativa...

Neste contexto surgiu a União tática de alguns países emergentes, conhecido por BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Estes países se articulavam para defender interesses comuns nos fóruns institucionais globais.

O atual governo, ao contrário, optou por um alinhamento automático aos EUA, governo do republicano Donald Trump. E o pior: desdenhou a China, grande parceira comercial, não apoiou a Índia no que diz respeito à quebra de patentes em momentos como este, de pandemia...Esqueceu-se, por exemplo, de que mais de 35% dos insumos consumidos no mundo são produzidos na China.

Hum! Veio a pandemia do novocoronavirus! E, no momento, o Brasil está precisando dos insumos da China para produzir as vacinas aqui: Instituto Butantã em São Paulo e Fundação Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro. E mais : O Brasil está precisando que a Índia envia um carregamento de vacinas lá produzidas agora. E aí?

Como nós, seres humanos, os países também não devem "derrubar pontes". Como diz em minha terra: "O mundo dá muitas voltas"!! De repente...pode precisar....

Depois que o capitão presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro, humilhou o povo chinês, alguns do "stablisment" pergunta: "Será que a vaca foi pro brejo com corda e tudo..."? Muitos atores entraram em campo para tentar "apagar o incêndio"!! Oxalá, em respeito aos brasileiros, às autoridades chinesas e indianas enviem-nos o que, por ora, o Brasil tanto necessita. E fica a lição à todos: Como nós, também os Estados (democráticos) precisam estar consertados e concertados. Sempre!!


Joaquim Netto - um cidadão militante das causas populares!!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estou parcialmente vacinado.

Acordei por volta das 5 horas da manhã, com ansiedade e torcendo para que o horário agendado chegasse logo. Liguei para minha filha, Maria Irene, e ela disse para sairmos por volta das 10 horas, rumo