Joaquim de Gino Netto ***
Fôlego curto: A hora "H"!!
A morte como acontecimento natural!
A morte como parte importante do ciclo vital!!
Posso enxergar a morte sob vários ângulos, óticas:
Sob a ótica da Filosofia, da Sociologia, da Teologia, da Psicologia, da Biologia, da Medicina....
E posso, claro! fazer uma miscelânea...
Proseando, indaguei acerca da morte, em tom de brincadeira, claro! a um adolescente:
Tu tens, Atanásio, medo da morte?
- Não!! Nem um pouquinho!! O que temo mesmo é aquele desespero do fôlego curto ali, no fim, Joaquim!!
- Atanásio, qual a tua leitura acerca da eutanásia, distanásia, ortotanásia?
- Engraçado! A minha graça (nome de batismo) é Atanásio... Logo...Logo, o que temo mesmo é a eutanásia!! Todo hospital que se preza, precisa de uma Enfermaria para cuidados paliativos!! Deixar a natureza fazer o trabalho dela!! Cuidar, zelar dos pacientes, das pacientes até o último fôlego!!
- Atanásio! Atanásio!! O problema é exatamente este último fôlego, este tal de fôlego curto!! É o que tu, por ignorância e não por arrogância, estás pensando!! Tu lembras, meu caro Atanásio, quando tu nascestes?
- Não!! Não tenho a mínima idéia!! Disseram-me, depois, que nasci nu, sem vergonha!!
- Decerto!! É cultural o Vestuário que tu tens no guarda-roupa!! Nada natural!! A irmã vaca nasce e, como nasce, permanece até o último fôlego!! Não se perturba com a natural nudez!
- Retomo, a propósito, a questão do último fôlego...
- Meu caro, preste um tiquinho de atenção!! Por favor!! A gente deixa de ser antes de deixar de estar, de existir!! No momento do último fôlego, tu não és, fisiologicamente falando, mais nada!! Apenas um amontoado de macromoléculas!
- Ah! Quer dizer que não sinto o último fôlego? Na prática, fisiologicamente falando, é exatamente isto. Há uma hipóxia cerebral, o centro das sensações, que...
- Que, relaxa-o!! Viva agora, conviva agora, enquanto compensado está!! Interaja intra e interespécie!! Tu és parte desta geringonça chamada natureza e desta, de uma forma ou de outra (animada ou desanimada), sempre fará parte!! Enquanto natureza, somos eternos, eternas!!
- Interessante!! Muito interessante!! A partir de hoje, esquecerei está história de fôlego curto e vou curtir mais a natureza!!
- Ah!! Atanásio, vamos lutar contra a eutanásia, a distanásia, a ortotanásia!! O lema é: Deixa acontecer o último fôlego naturalmente!!
- Deveras!! Respirei fundo agora!!
- Agora até na hora "H"!!
Joaquim de Gino Netto - Médico, Advogado e Filósofo.
Comments