Valdenir Abel dos Santos***
Olha, em relação a este vídeo do Gustavo Machado e da Posição do PSTU em relação ao que ocorre na Venezuela, sou totalmente contrário a posição que defendem! E vou elencar alguns equívocos que Gustavo comete, mas é tb equívocos das análises do PSTU, até porque ele é um dos membros que formulam a compreensão dos fenômenos sociopolíticos mundiais, e, com base nelas, direcionam e conduzem suas e políticas, nacional e internacionalmente!
Onde erram os companheiros (no caso o Gustavo Machado)? Ora, ao meu ver, companheiros erram, em olhar para fenômenos Venezuela sem aplicar o método marxista Dialético.
Ele não observa, na conjuntura dos últimos anos, a Luta de Classes, que existe lá, mas não só, a luta de classes que existe no mundo inteiro!
1) Primeiro, ele não fala da luta de classes que se desenrola, na Venezuela, nacionalmente e internacionalmente!
2) Segundo, ele não fala nada do boicote da direita nacionalmente e do boicote econômico dos EUA por muitos e muitos anos!
Você assistir o vídeo inteiro e vc não vai ouvir uma crítica à burguesia nacional e à burguesia internacional!
Para ele simplesmente não existe o imperialismo e seu interesses!
Ora, essa postura dos EUA como xerife do mundo, querendo impor seu domínio, e subalternizar o restante do planeta, parece-me absurdo!
Temos que levar a bandeira da autodeterminação dos povos do planeta!
3) Terceiro equívoco é querer derrubar o Maduro pelas dificuldades mal sucedidas e não superadas, através dos governos, como se fosse obrigado a acertar em tudo, em todos os aspectos, como se houve uma oposição ferrenha, desumana, a favor do capital!
4) Quarto, a crise econômica que estes atribuem ao Governo Maduro, é mais que o fruto de uma situação do mercado mundial, que muitas tem a OPEP por trás! Devido a possibilidade que tem de controlar o mercado de petróleo através das medidas que fazem subir o preço quando que lhes interessam, e de baixa-lo, quando lhes convém, colocando mais mercadoria no mercado! Foi isto o que fez abaixar o preço do Petróleo trazendo mais dificuldades para o povo venezuelano! E, não os empréstimos que fizeram com a China!
A China como qualquer outra nação do mundo, exporta capital e tem seus interesses também, porque está submetida aos ditames do sistema capitalista! Mas, na medida do possível socorre, e se solidariza com os povos mais sofridos! Então, atacar a China, ao invés dos EUA e seu imperialismo mundial eu acho equivocado!
5) Quinto, o desenvolvimento capitalista industrial em países como o Brasil e Venezuela, não dá, é não se desenvolve naturalmente, ao contrário, existe um boicote das burguesias nacionais e internacionais, que boicotam qualquer desenvolvimento, pois eles não investem na produção, principalmente quando tem um governo que diz, “pode investir, mas parte dos seus lucros vão para o social, para a sociedade, como forma de distribuição de rendas, e como forma de um desenvolvimento econômico responsável!
Ora, é só assumir esta posição abertamente que começam os boicotes, porque a direita não admite essa possibilidade, de forma alguma!
6) Sexto e por último, defender a queda do Maduro é uma posição tão equivocada, pois com esta posição fica explícito que se quer entregar o país nas mãos da direita! Entregar sem lutar, sem nada, entregar de mão beijada!
Não, não é assim não, da mesma forma que nós aqui lutamos para que o poder não caísse nas mãos da direita, da mesma forma que os companheiros da França fizeram também para não deixarem o poder cair nas mãos da extrema direita, os companheiros venezuelanos o fazem também!
Até porque só nós sabemos o que custou para nós termos deixado o governo brasileiro cair nas mãos da extrema direita aqui no Brasil!
Tínhamos, até então, poucos direitos, mas, que nos ajudavam, até aonde li, pois não é verdade que em pouco tempo o Bolsonazi quase nos tirou todos ele?
Então, vejo que é loucura defender a queda do Maduro!
Ao contrário disso, a América Latina tem mais é que se unir, cada vez mais em torno do Mercosul!!!
Valdenir Abel dos Santos - Professor de Filosofia e História do Ensino Médio Estadual de São Paulo
Representante de Escola da APEOESP (Associação de professores do ensino oficial do Estado de São Paulo) e membro dirigente da APROFFIB (Associação de professores de Filosofia do Brasil)
Comments