top of page

Uma História de luta!

Atualizado: 5 de jun. de 2023


Solon Gama*


Solon Gama, filho de José Garcia Neri e de Terezinha Gama Garcia.

Pai de Tatiane Henrique ( já falecida) e Solon Junior com 26 anos.

A minha história enquanto militante político é igual a de grande parcela da classe trabalhadora. Nasci em Licínio de Almeida - Bahia, em 26 de maio de 1950. Vivi na lavoura até 1970. Migrei para São Paulo em 1970.

Trabalhei em várias fábricas de artefato de borracha, química farmacêutica e metalúrgicas.

Foi em 1975 quando trabalhava na Arteb que me entrosei no movimento contra a ditadura militar, nessa época eu fazia madureza do primeiro grau no sindicato dos metalúrgicos de SBC. EM 1987, 1988 e 1989 participei das greves dos metalúrgicos e da fundação do Partido dos Trabalhadores, e foi neste período que encontrei com o Companheiro ALDO SANTOS.

PARTICIPAMOS JUNTOS DE VÁRIOS MOVIMENTOS.

Fui candidato a vereador em Diadema pelo PT em 1982. Lutamos juntos no movimento da constituição de 1988.

Lutamos pelas diretas já!

Lutamos pelo fora COLLOR!

Participei da fundação do PT em Licínio de Almeida BA.

Participei do PT de Caculé BA, onde fui presidente, participei do CENTRU CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DOS TRABALHADORE RURAIS, que tinha sede nos Estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Paraíba é Rio Grande do Norte.

Fiz parte da assessoria do mandato do Vereador ALDO SANTOS em São Bernardo do Campo SP.

Em quase todos os momentos da minha trajetória na militância de esquerda estive com o grande amigo e companheiro ALDO SANTOS.

Companheiro que hoje pelo fato de quando exerceu o mandato de vereador em São Bernardo do Campo de 1989 a 2004, cumprindo o verdadeiro papel de quem exerce cargos públicos, foi injustiçado com a perda dos seus direitos políticos. Mesmo assim, continua na luta por um país com justiça social.

Nós, os revolucionários de esquerda sabemos que não é nada fácil enfrentar o capitalismo, mas a “Historia nos absolverá”, frase do grande líder Socialista Cubano, FIDEL CASTRO.

Durante toda a minha militância sempre votei contra a Direita e principalmente contra é extrema direita.

Lutei durante quatro anos contra o fascismo.

E continuarei lutando para que a extrema direita não volte em Caculé, na Bahia e no Brasil.

Saudações SOCIALISTAS.


Solon Gama, ferramenteiro, mas por participar dos movimentos grevistas, não arrumou mais emprego em São Paulo, voltando para Caculé BA. Cursou madureza do primeiro grau no curso Turner em São Caetano do Sul e no sindicato dos metalúrgicos de SBC. Fez leitura de desenho mecânico, mecânica geral, além de ajustagem mecânica e ferramentaria no Senai Almirante Tamandaré em SBC. Cursou SUPLETIVO do segundo grau no curso Coterra no Rude Ramos. Simpatizante do Psol, Filiado ao Sindicato dos trabalhadores rurais de Caculé e militante do Enfrente!


212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page