top of page

TODO APOIO À LUTA DA CATEGORIA CONTRA O CRIMINOSO FECHAMENTO DE CLASSES


NOTA DA APEOESP SUBSEDE DE SBC***


TODO APOIO À LUTA DA CATEGORIA CONTRA O CRIMINOSO FECHAMENTO DE CLASSES – É PRECISO SEGUIR O EXEMPLO DOS PROFESSORES DA EE MAURÍCIO DE CASTRO E DEZENAS DE OUTRAS ESCOLAS.


Professores, estudantes comunidade escolar da EE Maurício de Castro realizaram nesta quarta-feira 26 de março, juntamente com a Subsede da APEOESP de SBC importante Ato Público em frente à escola, repudiando o fechamento de duas classes da escola.


A Coordenação da Subsede enfatizou que este não é só mais um ataque do governo contra a escola pública, é um verdadeiro crime que desestrutura as relações didáticas e pedagógicas, contrariando inclusive o próprio currículo paulista, ao impor o rompimento de relações afetivas entre os alunos e entre alunos e professores, além de provocar demissões de docentes e superlotação de classes dificultando ainda mais o alcance do principal objetivo escolar que é a plena realização do ato educativo.


Foi dado informe de que em São Bernardo cerca de 18 escolas foram atingidas por estre crime, já temos o nome de 12 escolas, infelizmente a Diretoria de Ensino está omitindo e se recusando a dar as informações corretas.


Na nossa estimativa mais de 50 Professores serão demitidos e outros 50 serão afetados tendo que completar a jornada em outra escola. O prejuízo para os alunos e seus familiares também é um grande problema, a ruptura dos vínculos didáticos e a consequente dificuldade de reconstrução destes vínculos interpessoais e ambientais vai sem dúvida comprometer a aprendizagem de centenas de estudantes.

A APEOESP SBC REPUDIA A VIOLÊNCIA DA POLÍCIA CONTRA OS ESTUDANTES E A CONDUÇÃO DE CERCA DE DEZ ADOLESCENTES AO 6º DP

Já no início do Ato tivemos a presença da Ronda Escolar, o que mesmo sendo absurdo, conseguimos encaminhar o Ato com grande participação dos Professores e dos Alunos, repudiando o fechamento das salas de aula. Já no final do Ato chegaram seis viaturas na Avenida que dá acesso à Escola, os alunos foram revistados e dez estudantes foram imobilizados e trazidos para a entrada da Secretaria da Escola.


A cena dantesca com policiais fortemente armados com armas pesadas em posição intimidatória se seguiu a chegada dos pais que foram encaminhados com os filhos crianças e adolescentes nas viaturas para o 6º DP. Mobilizamos o Dr. Jaime, Advogado ativista dos Direitos Humanos, que compareceu ao local e se colocou a disposição de professores, alunos e comunidade, embora a situação tenha sido um show dos horrores.


A APEOESP de SBC repudia veementemente a repressão nas nossas manifestações, bem como a tentativa de sufocamento da reação dos professores, estudantes e comunidade escolar contra a destruição da escola pública. Apoiamos os professores/as e a comunidade vítimas deste tipo de ação coercitiva da Polícia Militar dentro da Unidade Escolar.

 

 

COORDENAÇÃO DA SUBSEDE DA APEOESP DE SBC

 

Comments


@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page