Irenice Ferreira Neri***
Fui tomada pela emoção de reminiscências guardadas em gavetas da minha alma ao ler o livro "Rumo à Estação Catanduva", de autoria do professor e filósofo Aldo Santos, amigo de longa data e de muitas lutas do magistério e da vida.
Quanto nos revela esta linda, real e sensível obra! Através dela , mostra-nos quão amargas são as "pílulas do capitalismo" que temos experimentado ao longo de nossas vidas, cujo autor nos leva a uma reflexão acerca do papel do trabalhador frente às dificuldades de sobrevivência.
Não é à toa que temos uma grande sinergia, pois nossas vidas são histórias de filhos(as) de trabalhadores(as) migrantes do nordeste e que vieram para os grandes centros para tentar uma vida melhor, mas as dificuldades encontradas neste gigante universo de concreto, não estava de acordo com seus sonhos.
Porém, por todas as dificuldades às quais passou, o autor aponta um viés nesta encruzilhada que a vida o apresentou; de quem nunca perdeu a esperança e que sua vida e lutas já é uma resposta.
Irenice Ferreira Neri -Professora aposentada da Rede Pública Paulista
Formada em Letras e Pedagogia e Pós Graduada em Docência do Ensino Superior.
Foi Conselheira Regional da Apeoesp e participou sempre dos movimentos em prol da educação. Atualmente representa a luta dos professores aposentados.
Artista Plástica, cujo tema principal de suas obras é a mulher e a suas lutas num mundo em que ainda predominam o machismo e a misoginia .
Participou de exposição na Câmara Municipal de Americana - SP 2017 e na Ameriafro, 2022- com tema relacionado às mulheres negras.
Diretora da ONG (Amigos da Gruta) , colocando em evidência questões ambientais e em especial na cidade de Americana/SP.
Comments