top of page

Sionismo, antissemitismo e o conflito na Palestina: Lula é antissemita?


Professor Francisco Gretter***



Na Cúpula África, Lula em seu discurso final falou do genocídio em Gaza, comparando-o ao holocausto judeu sob o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial; como reação, Nethanyaru o acusa de antissemita!!! Isto é pertinente? Antissemitismo é o mesmo que antissionismo?

O fato é que, após o ato terrorista do Hamas em outubro que vitimou 1.200 israelenses e sequestrou mais de 200, o Exército de Israel já matou quase 30 mil palestinos, sendo a maioria mulheres e crianças! Uma questão ética para reflexão: o que é mais terrível, matar seis milhões de judeus ou trinta mil palestinos? A quantidade de mortes determina ou não o genocídio de uma população ou povo? O que caracteriza um "holocausto" e o que é um genocídio? Há diferenças?

 Todos condenamos o holocausto judeu sob o nazismo e isso não está mais em discussão. Mas quem não condena o massacre dos palestinos civis na Faixa de Gaza pode ser chamado de antissemita? Israel tem esse alegado direito de "autodefesa" contra o terrorismo perpetrado pelo Hamas matando civis a torto e direito?

Outra questão: criticar Israel pelo massacre mostrado por todos os canais de mídia do mundo, condenar as ações desproporcionais de Israel nos torna antissemitas? Ser contra o sionismo é ser antissemita? E comparar o massacre em Gaza ao holocausto sofrido pelos judeus caracteriza um antissemitismo? O Estado de Israel, sob a batuta de seu primeiro ministro, Benjamin Nethanyaru, da extrema-direita, pode obrigar uma população inteira a abandonar suas casas, mover-se a esmo e ser bombardeada a todo momento sem nenhuma defesa? Pode o Estado de Israel impedir a chegada de ajuda humanitária a mais de um milhão de pessoas, a maioria mulheres e crianças, pelo simples fato de que há terroristas entre eles em algum lugar? Isto é guerra?

 Penso que não condenar Israel pelo massacre não me torna um antissemita, mesmo porque há grupos de judeus que são contra o massacre em Gaza e contra a política sionista do Estado de Israel adotada desde a criação do Estado de Israel em 1948. E por que ainda não foi efetivada a criação do Estado Palestino, se isso também era previsto na resolução da ONU naquela época? Por que não se cria de fato o Estado Palestino se mais de 90% dos países que compõem a ONU já votaram a favor? Em que se baseia o veto dos Estados Unidos?

Seja qualquer a nossa resposta a essas perguntas, o fato é que nenhum país tem o direito de subjugar outros povos e massacrar civis inocentes. Qualquer massacre desse tipo cheira a nazismo, ou não??? Se Nethanyaru ficou chocado com a fala do presidente Lula na Cúpula da África, muito mais chocado deveria ficar com as cenas de horror das crianças atingidas pelos bombardeios da aviação israelense há mais de três meses, sendo que mais de dez mil dessas crianças já foram mortas e muitas outras se encontram soterradas sob os escombros.  Quem age assim não pode ser chamado de outra coisa a não ser criminoso de guerra!

Pelo cessar fogo na Palestina! Pelo fim do massacre! O mundo civilizado não pode assistir de camarote esse desfile de horrores promovido pelo exército de Nethanyaru, que mais se parece um nazista disfarçado no meio do povo judeu que não merece isto!

 

São Paulo - 19/02/2024.

 

Professor Francisco Gretter - mestrado em Filosofia e História da Educação pela FEUSP, presidente da APROFFESO

321 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Aí existem dois pontos a se considerar: Um que nem todas os israelenses apoiam o Nethanyaro (?) o outro é que Israel não representa todo o povo judeu e também a maioria dos judeus não apoiam essa carnificina.

Lula não é antisemita, ele é humanitário e foi muito corajoso.

Não concordo com tudo que ele faz, mas, dessa vez, ele merece aplausos.

Like

LULA ESTÁ CORRETO, O QUE O PRIMEIRO MINISTRO ESTÁ FAZENDO NA PALESTINA, É UM EXTERMÍNIO EM MASSA CONTRA CRIANÇAS PALESTINAS MULHERES,CONTRA UM POVO UMA GERAÇÃO INTEIRA, CARRASCO NAZISTA, ISSO SIM É O QUE O GOVERNO DE NETAN É

Like
bottom of page