Sólon Gama ***
Hoje é o aniversário de minha mãe, D. Terezinha Gama, 94 anos; só que eu gostaria de Homenagear também a família CAMA.
Em 1930, o meu avô Norberto Gama e minha vó Maria da Conceição saíram de Brumado com destino a São Paulo fugindo da fome e da seca, andaram até Caculé, distante 89 km, trazendo cinco filhos adolescentes. Permitido, Alaíde, Izolina, Armindo e Gentil Sebastião.
Minha vó grávida de minha mãe, chegando em Caculé no dia 16 de Outubro de 1930, minha vó deu a luz a minha mãe, e minha vó, morreu de parto.
O país passava por momentos bastante complicado a chamada revolução de 30, para mim, um golpe de estado. Minha mãe foi adotada por uma senhora conhecida da família que era de Brumado, só que vivia em Caculé, o nome dela Honorinda Canguçu, apelido dada a ela.
Meu avô voltou para Brumado fazendo o mesmo trajeto, 89 km, caminhando , e levando de volta os cinco filhos que foram entregues para aos padrinhos, seguindo então para São Paulo, com destino a Pompéia, levando depois os filhos que tinha ficado em Brumado.
Minha mãe ficou aqui até hoje. São filhos dela: Solon, Clemência, Antônio, Manoel, Maria, Edinalva, Otacília e Elias. Netos foram 25. Bisnetos, se não me engano são 16, Tataranetos três....
Saúdo a minha Família GAMA!
Sólon Gama - Trabalhador Rural, Metalúrgico, militante sindical e hoje, Presidente do Psol em Caculé - Bahia.
Commentaires