top of page

Rumo à estação Catanduva?


Célia Aparecida Pereira da Silva***



Antes de iniciar a leitura do livro "Rumo à Estação Catanduva, da autoria do amigo Aldo, olhava para a capa e indagava: - Qual Estado do nordeste brasileiro teria uma estação conhecida pelo nome de Catanduva?. A indagação ocorria pelo fato de ter percebido no autor traços culturais da região nordeste e por ele ter mencionado em certa ocasião que era natural do Estado do Ceará.


Foi uma surpresa durante a leitura ao descobrir na sua auto descrição, que a cidade de Catanduva onde ele realizava seu tratamento de saúde e a cidade de Jales onde passou a sua infância e parte da adolescência, pertencem à mesma região do interior paulista onde nasci e cresci, tendo o meu pai vindo também como migrante de região nordestina.

Portanto, foi maravilhoso ter me identificado com a história descrita pelo autor.

Durante a leitura fui recordando e visualizando as agruras pelas quais passaram e passam a maioria das famílias pobres brasileiras, independentemente de qual região geográfica elas vivem. Mesmo que para umas as condições climáticas e territoriais sejam um pouco melhores.


Problemas como trabalho precoce, dificuldade para permanecer na escola, problema de saúde tendo que buscar recursos em várias estações, me emocionou bastante.


Como toda história tem seu "reverso e verso", as intercorrências de saúde, fizeram com que o amigo procurasse os meios para participar de movimentos de lutas sindicais, seguisse a carreira docente e continuasse contribuindo para ajudar a mitigar o sofrimento humano.


Célia Aparecida Pereira da Silva - Professora aposentada da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page