top of page

Repúdio ao discurso do Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo


NOTA CONJUNTA***


A ABECS–Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais–UR SP, a APROFFESP - Associação dos Professores/as de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, a APROFFIB- Associação de Professores/as de Filosofia Filósofos/as do Brasil, a ANASOBR - Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas e a APSERJ - Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro a, vêm manifestar repúdio em relação ao discurso proferido pelo Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Pietro, durante a abertura da 4ª. conferência Estadual da Juventude, realizada em 23 de novembro de 2023 na cidade de Olímpia - SP.

Na ocasião, o secretário agrediu as professoras e professores de Filosofia e Sociologia ao afirmar aos jovens presentes no evento que "a turma do sindicato fica dando aula vagabunda de filosofia e sociologia, para que vocês não aprendam nada".

Tais declarações evidenciam o despreparo desse senhor para o cargo que ocupa no governo de São Paulo. Parece que ele ignora que o ensino de Filosofia e Sociologia não é uma ação sindical, mas resultante da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN de 1996 que, mesmo com as modificações impostas pela Lei 13.415 de 2017, reafirma que a BNCC deve incluir os conhecimentos de Filosofia e Sociologia.

A desqualificação da Filosofia e da Sociologia pelos membros do governo de São Paulo expressam a intenção de empobrecer o currículo dando-lhe um viés tecnicista que atende somente aos interesses dos “empresários da educação”.

A formação baseada quase exclusivamente em matemática e português é uma falácia pedagógica.

O governo de Tarcísio de Freitas quer silenciar a Filosofia e a Sociologia por desvendarem as relações de poder e os sistemas que conduzem às desigualdades sociais.

Disciplinas que atuam no desenvolvimento do senso crítico e formação cidadã da juventude, na construção de uma sociedade de seres pensantes, com autonomia para ser e estar no mundo, cientes de seu potencial, dos seus direitos e deveres, capazes de reconhecer a opressão do Estado. Diante da afronta do Secretário de Justiça e Cidadania, os jovens presentes no evento deram uma lição de cidadania e rechaçaram o discurso ideológico do Secretário Fábio Pietro.

Estamos atentos às expressões e atitudes desse governo e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas.

Estamos nas ruas, nas salas de aula e vamos denunciar esse tipo de impostura.

Permanecemos na luta contra a Reforma e por duas aulas semanais de Filosofia e Sociologia em todas as séries do ensino médio.


São Paulo, 27 de novembro de 2023.


ABECS–Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - UR SP APROFFESP- Associação dos Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo

APROFFIB-Associação de Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil

ANASOBR - Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo

APSERJ - Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro

163 visualizações1 comentário
bottom of page