Que a gente possa seguir o exemplo vindo do Peru


Por: Valdenir Abel dos Santos .


Olha, só, que legal! 521 anos depois da chegada dos europeus invasores, estamos agora, já disputando o poder com (eles e) seus descendentes! Isto quer dizer que o poder está já voltando para os verdadeiros donos dessa terra, os povos originários! E, veja você, ao contrário do Bolsonazi que aqui foi eleito, lá, elegeram um índio, professor, cujo objeto simbólico de sua campanha era um lápis!!!


Olha que bonita imagem! Veja que mensagem incrível de delicadeza! Mensagem de amor a sabedoria! Ou, seja, que defesa da importância da filosofia! Que mensagem de vida e pela vida! Só poderia vir de um índio, cujo saber milenar se estabelece em parceria com a natureza, que, eles chama de - La Pachamana!!!


Agora se fizermos uma comparação com a campanha presidencial aqui do Brasil, pode-se perceber o exato oposto! Aqui foi eleito o modelo europeu, o branco, totalmente favorável aos dominadores europeus invasores, e, que se coloca contrário ao povo originário da terra, mas, não só, contrário também aos dependentes do povo africano que aqui foram escravizados!


Ora, com a eleição de Bolsonazi o que fizemos foi colocar aqui um representante da dominação europeia, que aqui continua intacto desde 1500! Entretanto, o povo, já começa, como lá no Peru, tomando consciência de si!


A eleição do Lula, foi um pequeno passo, nesse sentido! Um trabalhador, o primeiro da História do Brasil que chegou ao poder!


Em seguida, elegemos a primeira mulher na presidência da República!!! Mas, para nós aqui, remanescentes da colônia portuguesa, cujo genocídio indígena foi muito acentuado, não poderemos seguir o exemplo, vindo dos altiplanos andinos, não!


Aqui, teremos que seguir o exemplo a nós deixado pelo povo haitiano! Este povo escravizado tornou-se livre pelos esforços do próprio povo escravizado! Lá, o povo escravizado ao lutarem por sua independência política e liberdade, lutavam também, ao mesmo tempo, pelo fim da escravidão! E foram felizes, pois alcançaram as duas coisas ao mesmo tempo!


Aqui, no Brasil, precisamos seguir este exemplo, pois só quando um negro for eleito, para o cargo da Presidência da República!, este negro, não pode ser um negro domesticado, alguém que introjetou em si a figura do dominante, não pode ser alguém subserviente, servil! Haverá que ser um negro altivo, senhor de si, autodeterminado, com sentido em si mesmo, do valor da liberdade e da autonomia! Tanto com relação a sociedade interna e as divisões de classe! Mas, também, e principalmente, em relação ao povos e poderes internacionais! À semelhança de Zumbi de Palmares! Haveremos de chegar lá, este são os exemplos vindos Peru e da Bolívia!


Nos EUA o primeiro negro já foi eleito como Presidente! Mas, depois de sair do poder, veja os absurdo que o povo negro passou a sofrer! É, por isso, que é um projeto de poder de longa duração, até que a sociedade mude o seu ponto de vista em relação aos seus entes e seu modo de ser!!!


Aqui, no Brasil, da mesma forma, é preciso que isso ocorra muito rapidamente!


É provável que o Lula volte ao poder em 2022, o que é, como já falei, de grande importância! Mas, só adquiriremos a videira liberdade e autonomia quando um negro, verdadeiramente livre!!!


Que a gente possa seguir o exemplo vindo do Peru!!!



Valdenir Abel dos Santos - professor de Filosofia e História das escolas Estaduais de São Paulo, na cidade de São Caetano Sul!

Associado e Representante de Escola, militante, da APEOESP! Na luta pela valorização do

Magistério como importante atividade social!

Participante desde a fundação da APROFFESP e APROFFIB, importante instrumentos na defesa da Filosofia como um importante e necessário conhecimento da humanidade!

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Caos...