Elaine Camilo*
A Proteção e defesa dos animais é uma seara complexa e de muitas ramificações. Muitas pessoas militam e lutam diariamente pela vida dos animais e aqui vamos pensar especificamente na proteção de cães e gatos no meio urbano. Na capital de SP, ABC paulista e toda região metropolitana já há esforços para que se implemente políticas públicas como a verba para castração e instalações minimamente razoáveis dos CCZs, o centro de controle de Zoonoses. Para começar, centro de controle de Zoonoses não tem nada a ver com a Proteção, mas as prefeituras só oferecem esses espaços, o que já dificulta tudo, porque ali os profissionais não estão preparados para cuidar de cães e gatos, assim, as ONGs e protetores independentes se mobilizam para melhorar essas condições. Em São Bernardo do Campo, houve essas melhorias ao longo de anos e de muita luta até que foi disponibilizada uma verba para castração com organização e distribuição das ONGs e Protetores independentes. Essa verba se manteve ativa por anos até o atual governo assumir a prefeitura.
Com essa verba, as ONGs e protetores independentes conseguiram atingir um ponto de certo controle de animais abandonados, a situação caminhava para que pudéssemos ampliar as conquistas, mas com o advento da atual administração, voltamos a estaca zero, a verba foi cortada sumariamente. E mesmo com o título de "Administração Animal", não conseguimos nada, a não ser um castra-móvel que apresenta restrições e é totalmente ineficiente e não chega nem perto de atender a enorme demanda do município. A administração divulgou inauguração de um Hospital Veterinário no espaço do CCZ, o que é algo totalmente absurdo, porque o espaço continua o mesmo, é apenas um centro de controle de Zoonoses e não um hospital veterinário.
Então entramos numa era de Trevas para a Proteção, o abandono aumentando exponencialmente e os protetores contando apenas com seus próprios recursos e com ajuda de simpatizantes da causa, o que sem dúvida alguma, aumentou todos os problemas.
Chegamos assim em 2023, sem o mínimo recurso para a Proteção e com um número enorme de animais abandonados e protetores lutando para serem ouvidos. O Hospital Veterinário permanece sendo apenas um sonho distante e políticas públicas de conscientização também são apenas teoria. São Bernardo é município importante do ABC paulista e rico o suficiente para oferecer apoio nesse sentido. Até quando?
Elaine Camilo, professora da rede estadual de ensino de SBC, militante da causa animal
Commentaires