top of page

PASSE LIVRE PARA TODOS E TODAS JÁ!!!




Aldo dos Santos***


Carta ao Presidente Luís Inácio Lula da Silva!


Tomamos conhecimento de que parte de sua equipe de transição está estudando a possibilidade da implantação do Passe livre para todos e todas já.

Entendemos ser esta uma medida acertada, visto que grande parte da população brasileira não tem dinheiro sequer para pagar passagem para procurar emprego distante de suas casas, estudantes não dispõem de renda para dar continuidade aos estudos e idosos por contra dos parcos recebimentos ficam em grande parte do seu tempo segregados e impedidos de efetiva locomoção necessária para o desfrutar e uma velhice saudável.


Entendemos também que educação, saúde e transporte tem uma natureza público, e portanto, deve ser assegurado a gratuidade dos mesmos para facilitar a vida dos esmagados da terra.


A palavra Passe livre já dialoga com a necessidade de se discutir quem vai subsidiar as despesas dos operadores do transportes, pois não teremos zero de custo para a efetivação dos transporte público de qualidade.

Sabemos que este debate enfrentará uma grande barreira como as famílias denominadas barões do transporte, empresas detentoras deste controle que por décadas ganham dinheiro público e com grandes taxações das passagens, significando inclusive um impeditivo na circulação de mercadorias e fluidez nas vendas no comércio, além da interatividade familiar e cultural .

Praticamente todos os anos nos deparamos com os ditos aumentos exorbitantes das passagens, fundamentalmente nos finais e início de ano, quando as empresas, em conluio com o poder público aumentam abusivamente a passagem, impactando no poder de compra dos assalariados ou desempregados, bem como, impacta fortemente no salário dos trabalhadores e na piora da qualidade de vida da nossa classe.

Participamos, portanto, de atividades militantes que se organizam e se articulam no Comitê Regional Unificado do ABCDMRR, contra o aumento da passagem de ônibus e em outros modais, que além do debate em relação a vida dos trabalhadores, busca politizar a necessidade de se viabilizar outras possibilidades no trato da coisa pública e na adoção de medidas por parte do governo federal para facilitar a vida cotidiana, assegurando o efetivo direito de ir e vir das pessoas, indistintamente.

Nosso posicionamento é favorável na adoção de tal medida e para isso precisamos estabelecer a criação de inúmeros comitês pelo país para discutir esta demanda, assim como outra pautas de interesse da população brasileira.


Com saudações socialistas!




Aldo dos Santos - membro do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento da Passagem, militante do movimento sindical e do Psol.

232 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Você acha possível conseguirmos esse passe livre?

Like
bottom of page