top of page

Partidos políticos e movimento social vão entrar na justiça contra o aumento abusivo da passagem!


Representantes de partidos políticos (PT, PSOL, UP, PCB e PSTU), juntamente com representantes de movimentos sindical e movimento popular, discutiram a urgente necessidade de ingressarem na justiça contra o aumento abusivo da passagem na região.

Em reunião hibrida realizada no dia 30 de dezembro de 2023, às 14:30 na subsede da apeoesp em sbcampo, foram discutidos os seguintes pontos de pauta:

1- Breve histórico da existência do comitê na região e o contexto das demandas atuais.


2- Avaliação e proposta diante do ataque do PSDB a população usuária de transporte na região e no transporte metropolitano.


Após exposição sobre o histórico do CRUCAP, que numa reunião parecida como a de hoje, realizada no mesmo período de final de ano em 2012, aprovaram a realização de um ato contra o aumento da passagem que foi realizado em 6 de janeiro de 2013, sendo o primeiro ato regional em Mauá, que foi duramente reprimido pela PM e o aparato do Estado e da Prefeitura. Este ato acabou estimulando a realização de outros atos na região e ao mesmo tempo o comitê regional unificado desempenhou importante protagonismo nas lutas na região e na capital junto ao Movimento Passe livre que teve papel histórico na ocasião.


Após o debate, foram aprovadas as seguintes propostas de encaminhamentos:

1- Reunião na próxima quarta feira, dia 03/01/2024, às 18 horas na apeoesp de Santo André;


2- Participação no ato contra o aumento da passagem na Capital, no dia 04/01/2024;


3- Protocolizar ação jurídica contra a prevaricação da câmara municipal e da prefeitura de sbc que até hoje não responderam os questionamentos protocolados pelo comitê no inicio do ano de 2023, visto que a gestão pública tem prazo determinado para as efetivas respostas e transparência pública;


4- Entrar com ação contra o aumento da passagem, visto que não sabemos dos parâmetros utilizados como por exemplo, as planilhas que justificaram tal aumento abusivo do poder político na cidade e na região, uma vez que em sbc este aumento da passagens é uma das mais cara do Brasil, diante da pauperização dos usuários, falta de transparência e de discussão com a população, numa das mais ricas prefeitura do Estado de São Paulo. Mais uma discriminação com os pobres, pretos e periféricos da nossa cidade?


5- Combinar esta luta com as outas lutas relacionadas e ampliar o debate sobre as pautas efetivas do Comitê Regional Unificado.


6 - Reorganizar as comissões de trabalho do comitê e viabilizar panfletos e abaixo assinados para distribuição junto a população das cidades.


7- Obs. Nossa reunião foi realizada de forma hibrida e contou com uma boa presença na mesma, assim como, com um número significativo, virtualmente.



São Bernardo do Campo, 30/12/2023


Comitê Regional Unificado Contra o Aumento da Passagem!

416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page