O TEMPO NÃO PÁRA


Por: Chico Gretter .



Não é o tempo que passa, somos nós é que passamos pelo tempo” (Chico Gretter)


A propósito da pandemia da Covid-19, me lembro que nos anos 80 vimos a AIDS chegar e varrer milhares de jovens que morriam em poucos meses; não se sabia o que era, não havia remédio e até hoje não há vacina. Foram os casos de Renato Russo, da Legião Urbana, Cazuza, Fred Mercury, artistas famosos que simbolizam os muitos outros e outras que perderam suas vidas tão jovens. Mas os anos 80 foram o ano da luta contra a ditadura militar e de seu enterro; e todos esses jovens lutaram e morreram e naquele tempo a gente sabia quem eram nossos inimigos.

Hoje, os tempos são turvos, nossos inimigos se travestiram de "fake news", distorcem as narrativas, atacam com um discurso de um "deus" que aplaude as armas e as mentiras com seus bispos, padres e pastores alucinados e suas "ovelhas" (ou seu gado?) a gritarem "Mito! Mito!); nos anos 80 todos, esquerda e direita, buscávamos uma cura para a AIDS, quem sabe uma vacina que até hoje não foi descoberta. Hoje nossos inimigos negam a pandemia e atacam as vacinas e prestam culto à morte; genocidas!

O tempo não para, o tempo é precioso, temos nosso próprio tempo, somos tão jovens...é, eu era jovem e como o tempo não para, o tempo passou e hoje com meus 64 anos, não tenho mais todo o tempo do mundo, como cantou Renato Russo e se foi para fora do tempo; e como cantou Cazuza - "O tempo não para" - e também se foi. Eu os vi partir assim de repente e chorei, chorei muito por vários amigos que também morreram devido à AIDS. Hoje choramos pelos que morrem pela Covid-19, mas agora já temos vacinas. A esperança renasce para o ano que vem.

Mas termino por aqui simplesmente dizendo: o tempo não existe, como afirmou Einstein e outros físicos e filósofos; o tempo é apenas uma ilusão. O que existe é o eterno presente, o "eterno retorno" de tudo e do nada...Meus jovens, não percam tempo com disputas vazias, aproveitem o tempo que não existe, mas existirá se acharmos que ele existe. Não inventem deuses para acalmar a ira dos demônios que nos assustam e querem roubar nossas almas em noites escuras e solitárias. Os deuses e os demônios não existem! São sombras da Caverna de Platão! Aproveitem a vida, sabendo que o tempo não existe, o tempo não passa, somos nós é que passamos pelo TEMPO!

Que 2021 seja de sonhos, lutas e realizações para todos/as que trabalham por um mundo melhor onde as pessoas estejam acima do “deus-mercado” e do lucro. Não custa sonhar!


São Paulo, 31/12/2020 -


Prof. Chico Gretter - filósofo - Diretor da APROFFESP)

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES