Um dos atos mais politizado da região e profundamente esclarecedor pelos participantes em suas várias correntes politicas que participaram desta importante manifestação.
Precedido por intenso debate de natureza ideológica que acabou produzindo praticamente três manifestos sobre o mesmo tema " em defesa da Palestina"
Vou reproduzir a pedido, com adendos, praticamente o de conteúdo similar ao manifesto distribuído no ato de Santo André.
"Palestina livre
Cessar fogo imediato e definitivo
Fim do genocídio
Em todo mundo milhões de pessoas estão protestando contra o genocídio que o governo sionista de Israel vem praticando contra os palestinos. Mas os governos da Europa, EUA e outros países permanecem calados e insensíveis. E apoiando com munições e recursos o massacre. Aqui no ABC vamos fazendo a nossa parte na defesa desse povo sofrido e resistente. Exemplo para o mundo.
Já são mais de 32 mil mortos, a maior parte mulheres e crianças , segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Mais de 75 mil feridos e cerca de 8 mil desaparecidos sob os escombros das casas e edifícios destruídos pelos bombardeios de Israel . Agora ,órgão das Nações Unidas alertou sobre a morte pela fome de 300 mil pessoas no norte e Gaza pelo bloqueio imposto por Israel. Violência sem limites.
Médicos e jornalistas também são vítimas, Mais de 100 jornalistas palestinos foram assassinados por Israel.
O ataque de Israel contra a embaixada do Irã na Síria é mais uma das arbitrariedades praticadas pelo governo de Israel que se acha no direito de atacar quem bem entende, colocando o mundo, de forma irresponsável, à beira de uma terceira guerra.
As ambições econômicas, ódios racistas, colonialistas e étnicos mantêm populações subjugadas. Na Palestina, o povo busca sobreviver quase sem água, sem comida, sem combustível, sem energia elétrica, condições básicas para a vida dos seres humanos
Crianças palestinas esqueléticas, com fome e desnutrição aparecem rodos os dias nas redes sociais e imprensa. Mulheres dão à luz no chão, em meio a bombardeios. Crianças, homens e mulheres feridos por tiros ou bombardeios impiedosos são tratados sem anestesia, pois já não há medicamentos. Israel os destruiu ou não permite que entrem em em Gaza.
Não bastasse tudo isso, dois governadores, Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado (GO) ainda visitaram o primeiro- ministro Netanyahu e realizaram reuniões para aquisição de sistemas de repressão. E a matança no Estado de São Paulo vai avançando.
Além do cessar fogo, o Brasil tem que romper todas as relações e acordos comerciais com Israel, junto com outros países, como única forma de cessar fogo Para não haver contradição com as declarações do presidente Lula de que Israel pratica um genocídio.
Judeus e palestinos podem viver em harmonia como era antes da criação do Estado de Israel em 1948.
Chega de genocídio. Queremos paz.
Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina
Apoio e organização:
FEPAL-Federação Árabe Palestina
Frente Palestina
Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas
Grupo pelas crianças e vítimas da guerra na Palestina
OAB- Comissão de DH de São Bernardo do Campo
Fórum dos ex- presos políticos da ditadura
APEOESP subsede de São Bernardo do Campo
Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo-Aproffesp
Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos/as do Brasil-Aproffib
Comitê Regional Unificado contra o aumento da Passagem (ABCDMRR)
Sindicato dos Bancários do ABC
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André
CUT ABC
MST
Sinpro-Sindicato dos Professores do ABC
Aposentados - Sindicato dos Químicos
Diretório Acadêmico UFABC
Comissão de Justiça e Paz do ABC
INDICA Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente
Multicoop -Cooperativa dos Trabalhadores Múltiplos
Manacás- Associação Residencial Parque dos Manacás
Demoscrateus-Instituto Demoscrateus do Brasil
Mandato do vereador Ricardo Alvarez de Santo André- Psol
Psol
PT
PCdoB
Evangélicas pela igualdade de gênero
Grupo Fé e Ação
MEL- Federal ABC
MTST
Sindserv-São Bernardo.
Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina"
Segundo os organizadores, o próximo ato será em Mauá
Comunicação Abcdaluta
Comentários